Diego Theodoro. Foto: divulgação.
A Kroton Educacional, uma das maiores instituições de ensino privado no país, investiu em uma solução de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) da paulista Direct Talk para automatizar seu atendimento online aos alunos.
Com o projeto, a empresa implementou o DTBot, assistente virtual que responde automaticamente, via chat, sem a presença de um atendente humano do outro lado da tela. O valor do contrato não foi aberto.
Implantado em agosto do ano passado, a companhia passou a contar com uma ferramenta de atendimento 24 horas em sete dias da semana, respondendo às dúvidas de estudantes e potenciais alunos mesmo em períodos em que a equipe não esteja em operação.
Por meio do DTBot, o sistema ainda gera relatórios com informações de perguntas não respondidas, possibilitando à instituição de ensino aprimorar a base de conhecimento da ferramenta, tornando-a mais efetiva.
Segundo Diego Theodoro, gerente de Atendimento da Diretoria de Gestão de Alunos (DGA), a ferramenta trouxe escala em volume de atendimento.
"Ela diminui possíveis tempos de fila, aumenta a disponibilidade do atendimento ao longo da semana e agrega para um atendimento mais dinâmico. Ganhamos em produtividade e conseguimos resolver rapidamente as dúvidas dos estudantes", comenta Theodoro.
Conforme explica o gerente, as dúvidas variam de acordo com a sazonalidade. Caso a ferramenta detecte que o estudante precisa de mais informações ou um atendimento especializado, ele transfere de maneira inteligente a um atendente humano.