O aplicativo de entregas Glovo foi criado em Barcelona, em 2015. Foto: Divulgação.

A Glovo, empresa espanhola de delivery, vai encerrar sua operação brasileira no próximo domingo, 3/3.

O encerramento das atividades acontece pouco depois da empresa completar um ano de atuação no Brasil.

A concorrência com iFood, UberEats e Rappi no país parece ter sido forte demais para a Glovo, que admitiu em comunicado que o Brasil "é um mercado extremamente competitivo e que, para obter o sucesso que planejamos originalmente, precisaríamos de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade”.

O aplicativo de entregas foi criado em Barcelona, em 2015, e hoje atua em 21 países, entre eles Espanha, França, Itália, Portugal, Argentina, Peru e Chile.

A empresa chegou ao Brasil em março de 2018, atuando em São Paulo e no Rio de Janeiro. Depois, o serviço chegou a cidades do interior de São Paulo e em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Em janeiro, a empresa lançou o serviço Glovo Prime. Com ele, era possível pagar R$ 16,90 por mês para ter entregas grátis ilimitadas em pedidos acima de R$ 30. A oferta é semelha semelhante ao Rappi Prime e ao iFood Plus (que está em fase de testes). 

 

Leia a nota completa da Glovo:

A Glovo decidiu encerrar as operações no Brasil e sair do mercado já nos próximos dias. O objetivo é concentrar recursos em outros nichos da América Latina, Europa, Oriente Médio e África, onde a empresa está alcançando uma participação de mercado significativa e gerando valor.

Depois de 12 meses, percebemos que o Brasil é um mercado extremamente competitivo e que, para obter o sucesso que planejamos originalmente, precisaríamos de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade. Esta é a razão pela qual decidimos nos concentrar nos outros mercados da América Latina, onde há demanda no crescimento dos serviços da Glovo e podemos colher melhores resultados para os nossos parceiros, entregadores e companhia.

Como um dos principais serviços de entrega sob demanda e que mais cresce no mundo, agora em 21 países e em mais de 100 cidades, nós continuamos a enxergar um forte avanço global, e expandimos para uma nova cidade a cada quatro dias, o que nos torna o aplicativo preferido para entrega de tudo na maioria das cidades onde servimos. Em nossa saída programada, todos os compromissos com usuários, parceiros e entregadores serão honrados.