CNA renovou o material didático e incluiu interações para dispositivos móveis. Foto: Syda Productions/Shutterstock.
O curso de inglês e espanhol CNA renovou seu material didático impresso e incluiu uma série de interações para dispositivos móveis. O 28 livros do curso, desde os para crianças de sete anos até os cursos de nível avançado de inglês e espanhol, foram reformulados. Paralelamente, foram desenvolvidos 18 aplicativos em Android e iOS que auxiliam no aprendizado de idiomas, a maioria deles jogos, conectados ao conteúdo do cursos.
A empresa investiu R$ 5 milhões em tecnologia ao longo do ano passado, segundo o MobileTime.
Com as mudanças, ao fim de cada livro há um QR code que gera uma atividade extra na web relacionada ao conteúdo apresentado. Cada livro contém oito unidades, totalizando, portanto, 224 atividades extras via QR code.
Também foram criados apps integrados ao portal interativo do CNA, com atividades pedagógicas complementares e acesso aos professores on-line, recursos disponíveis apenas para estudantes matriculados no curso. Há um mecanismo de gameficação: os estudantes ganham pontos e troféus conforme realizam atividades extras.
O desenvolvimento dos aplicativos foi feito pela PlayerUm, encarregada dos games; a Target Software, que fez a programação; e a Webeleven, responsável pela interface do portal on-line do professor.
Foram desenvolvidos também games móveis com realidade aumentada, que são acionados quando o aluno aponta a câmera do smartphone para a capa do seu livro.
É o caso do CNBA, um jogo de basquete, onde é preciso acertar a bola na cesta que contém a resposta certa para uma pergunta. Outro exemplo é o game Zombie Attack, no qual o usuário salva objetos de serem capturados por um zumbi.