As inscrições estão abertas no site do projeto para todos os interessados. Foto: divulgação.

A Oracle Academy, programa de educação da empresa americana, vai realizar a terceira edição do Virtual Student Day Brasil, dia dedicado a palestras e atividades práticas sobre as novas tendências de computação em nuvem.

O evento on-line e gratuito será realizada na próxima terça-feira, sete de abril, entre 9h e 13h. 

Para participar, não é necessário ser associado ao Oracle Academy. As inscrições estão abertas no site do projeto para todos os interessados. 

Segundo a companhia, a agenda começará com uma palestra de um especialista da Oracle sobre os principais tópicos da nuvem e as mudanças que ela gerou.

Entre os tópicos, estão cloud, Autonomous Database, Oracle Application Express (APEX), inteligência artificial e chatbots.

Na sequência, haverá sessões seguidas de atividades práticas. A equipe do programa Oracle Academy deverá estar disponível para auxiliar nas dúvidas ao vivo.

Os participantes receberão certificado para cada palestra ou atividade assistida. Além disso, todos poderão acessar recursos para download, incluindo materiais e links para sites específicos do tema.

"Queremos convidar, principalmente, os estudantes que desejam melhorar o mundo por meio da tecnologia e aqueles que não têm certeza das possibilidades oferecidas por esse setor”, ressalta Richard Delgado, diretor do Oracle Academy para a América Latina.

A empresa também cita estar ciente da lacuna existente entre homens e mulheres no setor, convidando alunas para desenvolverem carreiras nesta área.

Segundo a companhia, as sessões anteriores do evento contaram com mais de 1,8 mil participantes, que aprenderam sobre assuntos como Inteligência Artificial, chatbots, banco de dados autônomo e APEX.

Em 2019, a Oracle deixou claro que tem a meta de dobrar seus negócios no segmento de aplicações em nuvem, buscando tirar de forma agressiva a participação de mercado dos concorrentes.

Nos últimos anos, a empresa quase triplicou a equipe de vendas de aplicativos em nuvem e, em outubro do ano passado, anunciou que contrataria 2 mil profissionais para a área.

Nascida em 1977 no Vale do Silício, a Oracle tornou-se uma empresa de capital aberto em 1986. Contando com mais de 138 mil funcionários, teve um faturamento de US$ 39,8 bilhões em 2018.

A companhia tem hoje 20,5 mil clientes de ERP, sendo 5,5 mil do Oracle Cloud ERP e 15 mil do NetSuite, sistema adquirido pela companhia em 2016 a partir de um negócio de US$ 9,3 bilhões.