O BC acredita que as novas autorizações poderão trazer redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos. Foto: divulgação.

O Banco Central (BC) concedeu autorizações de funcionamento que permitem a realização de transferências bancárias via WhatsApp, aprovando a Facebook Pagamentos do Brasil como um “iniciador de pagamentos”.

Conforme o site G1, também foram concedidas autorizações à Visa e à Mastercard para dois “arranjos de pagamento” abertos, dos quais o pagamento via WhatsApp também fará parte — incluindo transferência, depósito, pré-pago e doméstico.

Por enquanto, apenas poderão ser feitas transações entre contas de instituições financeiras que possuem conta corrente, utilizando a credencial do número do cartão de débito ou pré-pago de bandeiras Visa ou Mastercard.

O Banco Central acredita que as novas autorizações poderão trazer redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.

Em junho do ano passado, o BC exigiu a suspensão dos testes que o Facebook havia começado para pagamentos via WhatsApp no Brasil para verificar o impacto no ambiente competitivo do setor de pagamentos no país.

De acordo com a instituição, agora as operações poderão ser feitas a partir da data em que o WhatsApp disponibilizar a função e terão tarifa cobrada pela transação definida pelo aplicativo.

Com 11 anos de existência, o WhatsApp atingiu em fevereiro de 2020 a marca de 2 bilhões de usuários no mundo, sendo o terceiro no mundo a alcançar o feito, depois do Facebook e do YouTube.