O Oceantec, da FURG, está recebendo propostas para instalação de empresas. Foto: Divulgação.

O Parque Tecnológico Oceantec, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), está recebendo propostas para instalação de empresas por meio do 2º chamamento público para Instalação de Empresas. O objetivo é selecionar quatro empresas de bases tecnológicas para ocuparem áreas no Prédio Sede do Parque.

Para participar da seleção, a empresa precisa apresentar um Programa de Cooperação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura – CTIC – que objetiva fomentar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica de interesse mútuo entre a empresa instalada e grupos de pesquisa ou programas de pós-graduação da FURG.

O edital está disponível na página da FURG e também pode ser solicitado através do e-mail oceantec@furg.br.

Em parceria com Governo do Rio Grande do Sul, por meio do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGTec), e com a Prefeitura Municipal do Rio Grande, o Oceantec está construindo três prédios para abrigar empresas, laboratórios e centro de pesquisas.

A conclusão da construção da sede está prevista para 2016. Além das empresas selecionadas, o espaço abrigará a administração do Oceantec e um auditório.

A Ecovix, que executa a encomenda da Petrobras de oito cascos de plataforma em Rio Grande, é a empresa-âncora do parque, que aposta em áreas como construção naval e offshore, obras costeiras e oceânicas, biotecnologia, energia e logística.

Em setembro de 2013, Furg e Ecovix assinaram um protocolo de intenções pelo qual a empresa se comprometia a participar do edital do Oceantec. Na época, o plano era instalar o parque até a metade de 2014 dentro do campus da universidade federal. 

Até 2013 haviam sido investidos R$ 6,6 milhões no parque. Depois, em outubro de 2014, a Forship Engenharia assinou um protocolo de intenções, confirmando participação no edital de chamamento público para a instalação de empreendimentos.

Em novembro do ano passado, foi assinado o contrato de elaboração do projeto básico e executivo da obra do prédio sede do Parque Tecnológico do Mar (Oceantec) com a empresa Lamb Construções e Engenharia.