PUCPR tem laboratório com Nokia. Foto: flickr.com/pucpr.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Nokia Networks inauguram na sexta-feira, 27, o Laboratório de Estudos Avançados em Redes Móveis de Telecomunicações. O projeto incentivará a inovação para o desenvolvimento das redes 4G e 5G nacionalmente.

A estação rádio-base Flexi Multiradio 10 da Nokia e as redes heterogêneas de telecomunicações formarão a base das pesquisas.

No escopo de atuação do laboratório também estão previstas atividades de capacitação pessoal, abrigando equipes técnicas da PUCPR e da Nokia na área de engenharia elétrica, para testes de funcionalidades avançadas de rádio.

Coordenado pelo curso de Engenharia Elétrica da PUCPR, o espaço de cooperação será aberto aos funcionários da Nokia, além de alunos e professores da universidade, para o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica, conclusão de curso e aulas práticas de disciplinas relacionadas.

O primeiro grupo de trabalho do laboratório desenvolveu um estudo que buscou identificar e avaliar os cenários de operação e simulação das redes 4G. Os alunos participantes receberam uma bolsa de apoio para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, custeada com recursos do próprio projeto.

A parceria entre a PUCPR e a Nokia teve início em 2009 com a inauguração do Centro Tecnológico da Nokia. 

Com 4 mil metros quadrados, o centro está localizado no PUCPR Tecnoparque, que tem área total de mais de 20 mil metros quadrados e parcerias com diversas empresas. 

A unidade da Nokia em Curitiba atua no desenvolvimento de serviços profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação, para atender aos mercados do Brasil e de outros países da América Latina.