O edifício FL 4300 está localizado na avenida Faria Lima, na zona Sul de São Paulo. Foto: Divulgação.

O escritório de arquitetura Aflalo/Gasperini, de São Paulo, desenvolve hoje todos os seus projetos com a tecnologia BIM (Building Information Modeling). Recentemente, foi inaugurada a construção que serviu como projeto piloto do sistema na empresa, o FL 4300.

A adoção da tecnologia como instrumento para o desenvolvimento e execução de projetos tem se intensificado progressivamente no meio da arquitetura.

A implantação do sistema na companhia, no entanto, se deu através de um longo processo de pesquisa de uma equipe interna, que ficou dois anos experimentando e personalizando o sistema, até que fosse possível implantá-lo de forma plena em todo o escritório. Para isso, foram realizados inúmeros treinamentos junto à equipe. 

A partir da tecnologia BIM, o desenvolvimento do projeto passa a acontecer em 3D, o que propicia gerar soluções arquitetônicas mais apuradas. A solução também facilita a compreensão do projeto por todos os envolvidos. 

O modelo contém todas as informações necessárias, parametrizadas, para a emissão dos documentos de execução (Projetos Executivos e Detalhamentos). 

De acordo com Grazzieli Gomes, sócia-diretora da Aflalo/Gasperini, se aplicado integralmente no desenvolvimento do projeto, o BIM permite a extração de quantitativos dos componentes de construção, planejamento e visualização das fases de execução e o gerenciamento de operações e manutenções no dia a dia da edificação.

O edifício FL 4300 está localizado na avenida Faria Lima, na zona Sul de São Paulo. De uso misto - comercial e residencial - o FL 4300 é composto por três edifícios implantados em formato de U, em área de 13 mil metros quadrados.