Elipse implanta solução em companhia cearense. Foto: reprodução.

Tamanho da fonte: -A+A

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), do Ceará, adotou o software E3, da gaúcha Elipse, para gerenciar remotamente o abastecimento de água na região metropolitana de Fortaleza.

Com a solução, a Cogerh praticamente eliminou o uso de celulares para informar a sua equipe de manutenção sobre a situação do sistema de abastecimento de água dos distritos industriais de Maracanaú e Pacajús, na capital cearense.

A implantação do sistema ficou por conta da DPM Engenharia Ltda, parceira da Elipse na região nordeste, que instalou o E3 em hotstandby, no Centro de Operações da companhia (Cecop), com sede em Fortaleza.

Segundo destacou a Elipse, através da solução, a concessionária passou a prover um atendimento qualificado em relação às premissas de funcionamento do processo, racionalizando o uso dos recursos, uso mais racional da água.

Com a mudança, a empresa passou do controle manual e dependente para um regime automatizado e inteligente, com controle remoto de bombas, válvulas, reservatórios, adutoras e demais equipamentos envolvidos no sistema de abastecimento, com avisos visuais e sonoros em caso de emergência.

Conforme Siomara Peixoto Lima, engenheira eletricista da Cogerh, os operadores eram muito dependentes do celular que, por vezes, falhava retardando a resolução dos problemas. revelou a engenheira.

Caso houvesse um vazamento de água, por exemplo, o operador tinha que diagnosticar o problema e ligar para a equipe de manutenção, o que, muitas vezes, não era feito a tempo de evitar grandes desperdícios.

“Graças ao sistema de alarme do E3, o operador é de imediato informado sobre qualquer problema, podendo acionar a equipe de manutenção o mais rápido possível”, disse Peixoto.

No novo sistema, os celulares são utilizados apenas para esclarecer eventuais dúvidas ou nos casos de falta de energia. O número de ligações diárias caiu de 50 diárias para praticamente nenhuma, diz a companhia.

Criada em 1993, a Cogerh é responsável pelo gerenciamento de mais de 90% das águas acumuladas no Estado, administrando cerca de 139 açudes públicos estaduais e federais, além de reservatórios, canais e adutoras da bacia metropolitana de Fortaleza.

A Elipse Software, com sede em Porto Alegre, é uma empresa de atuação nacional, com filiais em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Estados Unidos e Taiwan.