O Grupo Centroflora contratou a Ramo Sistemas para integrar o SAP Business One. Foto: Divulgação.

O Grupo Centroflora, empresa que atua mundialmente no desenvolvimento e comercialização de extratos vegetais para os segmentos de cuidados pessoais, nutrição e saúde, contratou a Ramo Sistemas para integrar o SAP Business One. 

O ERP da SAP foi implementado nas áreas de finanças, vendas, serviços, compras, estoque e produção. Atualmente são 12 departamentos utilizando o sistema, com 108 usuários conectados ao Business One.

“Neste biênio, iniciamos uma série de investimentos em novas tecnologias para aumentar a eficiência da nossa produção e reduzir custos. Além disso, fizemos uma reorganização fabril, incluindo reestruturação de turnos e implantação de ferramentas de LEAN, resultando em maior agilidade e dinamismo nas operações, metodologias suportadas pelo SAP Business One”, afirma Tiago Hespanhol, gerente de tecnologia da informação do Grupo Centroflora.

Para a empresa, entre os principais benefícios já alcançados estão a otimização das operações e maior visão empresarial por meio da solução. Também houve melhora no acesso à informação, por meio da implementação de suporte a processos empresariais com o SAP Lumira.

“Os desafios empresariais propostos para a implementação, como, por exemplo, melhorar o acesso às informações que fundamentem decisões sobre a gestão de negócios e eficiência operacional, foram atingidos. Estamos sempre em busca de melhorar a excelência e expandir os processos para outros setores da empresa”, complementa Hespanhol.

Com o SAP Business One, a Centroflora reforçou o processo de compliance. 

“Além disso, a solução SAP abriu novas oportunidades de consolidação das informações estratégicas, com ganho de produtividade e eficiência nas decisões de negócio por meio de sistemas analíticos de business intelligence”, conclui o executivo.

O modelo pré-configurado do SAP Business One permite que a implementação seja feita rapidamente, já com serviços e licenças consolidadas. 

“Além de gerir com mais eficiência os processos internos, o SAP ERP tem um papel estratégico, oferecendo ao Grupo Centroflora mais dinamismo em atividades importantes da empresa, que impactam diretamente no retorno de investimento e expansão dos negócios”, comenta Décio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas.Fundada em 1982, a Ramo Sistemas possui uma base de mais de 500 clientes SAP no Brasil. A companhia conta com nove unidades de negócios, duas filiais no Rio de Janeiro e uma em Belo Horizonte, sede em São Paulo, além de mais 170 parceiros no Brasil. 

No ano passado, a empresa registrou faturamento de R$ 31,5 milhões, estagnado em relação aos R$ 30,6 milhões de 2015. Entre 2014 e 2015, a alta foi de 29%.

Para 2017, a empresa prevê um aumento entre 16% e 17% sobre os resultados de 2016.