Juarez Poletto e Thiago Regal.

Pelos menos dois profissionais brasileiros, ambos baseados em Porto Alegre, estão entre os sete primeiros a obter a recém-lançada certificação Porftolio Manager (PfMP) do PMI na América Latina. 

A organização não revela nomes, mas o Baguete averiguou que Thiago Regal, gerente de projetos na Dell e Juarez Poletto, gerente de Aplicações para América Latina na AGCO estão na lista.

No mundo todo, o número de aprovados no teste piloto feito recentemente foi de apenas 121, mais da metade deles na América do Norte, entre apenas 900 aplicantes. Para se ter uma ideia da exclusividade do título, as diferentes avaliações do PMI somam 460 mil certificados em todo mundo.

“Não é todo dia que uma instituição referência mundial como o PMI lança uma nova certificação. A oportunidade de estar entre os primeiros gerentes de portfólio do mundo constitui um grande diferencial a pode gerar novas oportunidades e crescimento profissional”, aponta Regal, que também é diretor de Convênios e Alianças do PMI-RS.

Tanto Regal como Poletto tem o perfil médio dos aprovados, composto por profissionais com 42 anos de média e seis anos de gerência de portfólio no currículo a maioria deles nas áreas de consultoria, TI e serviços financeiros. A exigência para fazer o teste é de no mínimo oito anos de experiência em negócios.

“Esse ano estou fazendo 10 anos de certificação PMP, durante esse período tanto a certificação quando a participação na comunidade de PMI me abriu várias oportunidades profissionais”, avalia Poletto, destacando que a ACGO está investindo em qualificação e que a meta é ter 100% dos gerentes de projeto certificados PMP até o final do ano.

A certificação Porftolio Manager é destinada para profissionais encarregados de gerir uma coleção de programas, projetos ou operações diferentes, mas gerenciadas como um grupo para obter objetivos estratégicos.

Com um trocadilho meio intraduzível, o site do PMI explica que, enquanto os gerentes de projeto são encarregados de “doing work right”, os gerentes de porfólio precisam se assegurar que a organização como um todo está “doing the right work”.