Luis Felipe Dau, CEO da Embraco. Foto: Divulgação.

A Embraco, multinacional com foco em soluções para refrigeração, acaba de lançar o Diili, sistema desenvolvido com o conceito de internet das coisas (IoT). A ferramenta é focada no gerenciamento de freezers e geladeiras nos pontos de venda. 

O Diili acompanha o funcionamento de freezers e geladeiras comerciais para indicar a localização do equipamento e alertar sobre falta de estoque, falhas ou necessidade de manutenção preventiva. 

Além disso, desvenda o comportamento do consumidor no ponto de venda, permitindo análises sobre o desempenho dos produtos expostos. 

“O Diili representa a nova era da refrigeração comercial, pois torna estes equipamentos mais inteligentes e traz soluções inovadoras que agregam resultados às marcas e à cadeia de refrigeração”, resume Luis Felipe Dau, CEO da companhia.

A solução consegue avaliar o status dos equipamentos de refrigeração comercial em campo 24 horas por dia. Isso acontece a partir de sensores espalhados pelo equipamento, que entendem seu funcionamento, o ambiente em que se encontra instalado e como o refrigerador ou freezer é utilizado.

Com essas informações, que são enviadas para uma aplicação em nuvem, a plataforma analisa dados, faz correlações e traça aprendizados necessários.

A marca acompanha o resultado gerado por meio do aplicativo do Diili, de forma online, no celular ou no computador. Com o uso da solução, por exemplo, é possível se antecipar a eventuais problemas para preservar a qualidade dos alimentos em um caso de falta de energia. 

Inicialmente, a empresa busca firmar contratos no Brasil focados na plataforma, mas a solução é planejada para atuar em mercados internacionais.. 

“A arquitetura da solução desenvolvida pode ser utilizada em diferentes regiões. Por operar na nuvem, atende o que temos de mais avançado em critérios de segurança”, destaca Ernani Nunes, diretor de novos negócios da Embraco.

O movimento da Embraco para o segmento digital tem relação com a aquisição da UpPoints, startup que desenvolveu um sistema de comportamento do consumidor, reconhecimento de imagem e análise da performance de vendas de produtos; e so aplicativo Toolbox App, que reúne informações necessárias para a rotina de técnicos refrigeristas. 

A companhia também é co-fundadora da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), e conta com outras ações no contexto de internet industrial.

Com atuação global e capacidade anual de produção de 40 milhões de compressores herméticos, a Embraco emprega diretamente 11 mil funcionários em todo o mundo

A empresa conta com 11 unidades de negócio sediadas no Brasil, China, Itália, México, Eslováquia, EUA e Rússia, e está presente em mais de 80 países.