SAÚDE

Marieta Konder: equipamentos HP com Simpress

01/09/2020 10:32

Hospital catarinense alugou mais de 200 notebooks e desktops, com implantação em três fases.

Instituição atende pacientes de 11 municípios da região de Itajaí. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Hospital Marieta Konder Bornhausen, localizado no município catarinense de Itajaí, alugou notebooks e desktops da HP com a Simpress, provedora de outsourcing de equipamentos e soluções, para atualizar seu parque tecnológico de computadores. 

Foram 255 equipamentos, com implantação estruturada em três fases.

Após identificar a configuração ideal para suportar os softwares utilizados pelo hospital, a empresa entregou 50 desktops com sistema operacional Windows 10, 8 GB RAM e SSD para as áreas de prescrição médica, farmácia e faturamento.

Além disso, cinco notebooks foram destinados para áreas de apoio remoto, que necessitavam de deslocamento.

Na segunda fase, a equipe focou em outra questão que o hospital enfrentava: os terminais de acesso remoto, que muitas vezes se desconectavam do sistema e os usuários não conseguiam fechar o procedimento, ocasionando diversos problemas. 

Após a análise deste parque, a empresa seguiu com a troca de mais 50 equipamentos, que também operavam sistemas de missão-crítica e, segundo a empresa, precisavam de um upgrade tecnológico.

Depois da implantação desses equipamentos, veio a terceira e última fase, com mais 150 desktops, completando 100% da atualização no Hospital Marieta Konder.

Com a locação, o hospital conseguiu readequar o parque de end points, dando um fôlego-extra para focar nos processos e ferramentas, além de direcionar de maneira mais estratégica o time de infraestrutura para trabalhar em ações de segurança, redimensionamento e sustentação dos serviços.

“Ou seja, além de conseguirmos resolver problemas históricos, geramos condições para que os profissionais focassem naquilo que realmente importa, a saúde de nossos pacientes”, afirma Domingos Garcia, gerente de TI do Hospital Marieta Konder Bornhausen.

Atualmente, a área de TI do hospital tem um percentual maior do tempo dedicado a sistemas e, com a terceirização dos equipamentos e desmobilização da mão de obra no suporte ao hardware, espera ter mais tempo para evoluir em processos e inovação.

Outros dois centros médicos que fazem parte do mesmo grupo, administrado pelo Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos, e Belo Horizonte, também adotaram a solução. No total, foram mais de 600 equipamentos instalados.

Segundo a empresa, sem a contratação dos serviços da Simpress, o grupo teria um custo acima de R$ 500 mil e continuaria utilizando a mão de obra de sua TI para suporte nos equipamentos.

Fundado em 1956, Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen atende pacientes dos 11 municípios da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), com 92% dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A instituição possui 19 mil m² de área construída em fase de ampliação para cerca de 40 mil m². Com a nova área, serão mais 201 leitos disponibilizados, com um corpo de 1,2 mil funcionários e 250 médicos.

A Simpress é voltada para o público corporativo de grandes e médias empresas, atuando com equipamentos utilizados no dia a dia do trabalho, como notebooks, desktops, impressoras, plotters, coletores de dados, multifuncionais, smartphones, tablets, scanners e impressoras térmicas.

São mais de 1,9 mil funcionários em nove filiais, 2,2 mil contratos ativos e 250 mil equipamentos espalhados pelos mais de 1,5 mil clientes atendidos pelo país.

Veja também

SAÚDE
Rede Ímpar monitora produtividade com Fhinck

Grupo hospitalar aumentou a eficiência operacional para 66% com equipe em home office.

SAÚDE
Unimed Noroeste RS: WhatsApp com Lettel Data

Desde maio, já foram mais de 25 mil mensagens para serviços como solicitação de fatura.

ECOSSISTEMA
Machismo resiste na área de tecnologia

Mulher com poder de decisão no ambiente de startups ainda enfrenta dificuldades.

PEDIDO
Heineken tem cardápio digital com Goomer

Solução via QR code será oferecida gratuitamente para pontos de venda no Brasil.

TRANSFORMAÇÃO
Como a evolução digital salvou o mundo

Apesar da devastação causada pela Covid-19, a tecnologia salvou a economia e impediu o caos.

SAÚDE
MCTIC oferece solução Laura para hospitais públicos

Hospital das Forças Armadas foi o primeiro a contar com a ferramenta de inteligência artificial.

COVID-19
Unimed Grande Florianópolis faz triagem virtual com Laura

Ferramenta será disponibilizada para 17 prefeituras da região, podendo monitorar 1,1 milhão de pessoas.

MOVIMENTOS
Blumenau controla Covid com app

Funcionalidade foi desenvolvida pela i4i usando tecnologia Genexus.

SAÚDE
Fleury e Sabin compram 30% da Prontmed

Empresa especializada em prontuários eletrônicos quer se posicionar como uma provedora de dados estruturados.

CONTEÚDO
Live aborda inovação na área de saúde, educação e negócios

Participam representantes do HCor e Grupo Hospitalar Mãe de Deus.