Somente 10% dos protótipos da Movement são realizados por meio de usinagem. Foto: Khakimullin Aleksandr/Shutterstock.com

A Brudden, responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos equipamentos de ginástica Movement, imprime 90% dos protótipos de novos equipamentos com a Objet30, impressora 3D da Stratasys.

Somente 10% dos protótipos ainda são realizados por meio de usinagem, serviço que é feito fora da Brudden, na instalação de terceiros. 

“Isso acontece quando o equipamento que estamos projetando tem dimensões muito grandes”, detalha Xavier.

Todo o processo de contratação do serviço de usinagem de um protótipo em um terceiro leva 10 dias. 

“Se fizermos a construção do protótipo dentro de casa, usando a Objet30, levaremos dois dias para produzir um protótipo funcional, capaz de suportar vários testes”. 

Segundo o executivo, outro diferencial do uso da impressora Stratasys é o custo do protótipo. 

“O gerado na impressora é muito mais barato do que o produzido no centro de usinagem”, declara. 

A variedade de materiais digitais da linha Vero, para a impressora Objet30, permite, ainda, que os protótipos se aproximem bastante dos materiais industriais utilizados na fabricação propriamente dita. 

“É fundamental que, durante o processo de montagem dos vários componentes que formam, por exemplo, uma esteira, o ajuste entre duas peças seja ressaltado por um ‘clique’, um ruído bem específico que indica que os componentes estão montados da maneira correta”, detalha Xavier. 

Segundo ele, o protótipo impresso nos materiais Stratasys aproxima-se o suficiente do produto final para, durante testes de montagem feitos com o mockup, produzir o ‘clique’ que indica que tudo está correto com as medidas e as formas do componente da esteira em fase de desenvolvimento.

Os protótipos impressos na Objet30 permitem a realização de testes de ergonomia que ajudam a equipe de engenharia e design a consolidar o projeto de um novo produto.

A decisão de comprar a impressora 3D visava conquistar mais agilidade e autonomia na fase de testes de novos produtos da Brudden. 

“Pesquisamos vários fornecedores do mercado e escolhemos a Objet30 por ser um equipamento de porte adequado aos nossos projetos, que poderia ser instalado de forma simples dentro da própria área da engenharia”, detalha Xavier. 

“O planejamento de compra da impressora 3D foi feito de forma a conquistarmos o ROI (retorno sobre investimento) sobre essa compra em apenas 1 ano, o que de fato aconteceu”, complata.  

A SKA é o parceiro de negócios da Stratasys Brasil encarregado de oferecer suprimentos e serviços para a Objet30 da Brudden. 

Os produtos desenvolvidos no Brasil pela Brudden, como esteiras, bicicletas spinning e estações de musculação, são exportados para toda a América Latina e alguns mercados da Europa e da África.