Danilo Igliori, chairman da DataZap. Foto: Divulgação.
O portal de anúncio de imóveis Zap entrou na área de inteligência imobiliária com o lançamento da DataZap, com o qual pretende automatizar parte do seu processo de precificação, ao mesmo tempo em que vende estudos e análises de riscos para terceiros.
Para criar o banco de dados, a DataZap partiu da base do Zap, que hoje conta com mais de 15 milhões de registros de imóveis e sete milhões de usuários e dados do índice FipeZap, uma parceria da Zap com a repeitada Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP.
No futuro, serão incluído dados do app para corretores Zap Pro e outras ferramentas DataZap em desenvolvimento.
Inicialmente, a empresa atuará no desenvolvimento de Modelos de Avaliação Automatizadas, também conhecidos como AVMs (Automated Valuation Models).
Os AVMs são modelos matemáticos e estatísticos que estimam o valor de um imóvel – ou de uma carteira de imóveis – por meio de um banco de dados.
“O estudo pode complementar ou até substituir avaliações imobiliárias presenciais, que têm um custo alto”, explica Danilo Igliori, chairman da DataZap.
Igliori é doutor em economia pela Universidade de Cambridge e atua como professor da USP há 8 anos. Entre 2011 e 2015, ele fez parte da equipe do BTG Pactual.
De acordo com Igliori, a margem de erro das avaliações por AVM em muitos casos são comparáveis à das avaliações presenciais, com a vantagem de não envolverem julgamentos subjetivos.
Evitar as visões pessoais de avaliadores e, especialmente, dos proprietários, pode ser uma vantagem significativa em um momento em que o mercado passa por mudanças e as expectativas podem não corresponder mais à realidade.
Dados do Índice FipeZap mostram que nos primeiros sete meses de 2015, o preço anunciado do metro quadrado subiu 1,5%, em média, nas 20 cidades que compõem o estudo.
Com uma inflação de cerca de 7% no período, o indicador mostra que houve uma queda real de 5% nos preços dos imóveis de janeiro a julho.