Rede varejista adota solução Oracle. Foto: divulgação.

A Casas Pernambucanas, rede varejista com cerca de 250 lojas no sul e centro-oeste do Brasil, adotou as soluções Oracle Retail Merchandise Planning and Optimization e Oracle Retail Supply Chain Planning and Execution para impulsionar o crescimento em suas lojas físicas e online.

Apoiado pelas novas aplicações, a empresa pretende aprimorar suas operações em um processo para aumentar o crescimento da receita bruta em 7%.

Em 2012, a varejista de moda e artigos para o lar registrou lucro líquido de R$ 170,7 milhões, alta de 10,8% em relação à 2011. Na mesma comparação, a receita líquida da companhia subiu 11,22%, para R$ 4,26 bilhões.

A empresa também visa reduzir seus custos operacionais, reduzindo o estoque entre 1,5% e 3%, mantendo o menor custo de propriedade de seus sistemas de TI.

Para organizar seus estoques e melhorar as margens e receitas, a Casas Pernambucanas adotou o Oracle Retail Allocation, padronizando os processos de alocação entre os diferentes grupos de negócios e a colocação de mercadorias nas lojas físicas.

Também no pacote de soluções adquiridas, o Retail Merchandise Planning and Optimization tem o objetivo de alinhar os requisitos específicos no âmbito fiscal, tributário e legal.

A ferramenta também ajuda a emitir, separar e validar a documentação relativa às “notas fiscais”, de acordo com as exigências de conformidade dos fiscos em diferentes estados.

Segundo a rede de lojas, a mudança ajudará a reduzir o custo de propriedade e auxiliará o crescimento em diferentes canais de venda.

Para Marcelo Ubriaco, Chief Marketing Officer (CMO) da Casas Pernambucanas, a solução trouxe para a empresa uma interação de processos de ponta a ponta, abrangendo todas as frentes de venda.

"Obtivemos uma visão mais ampla dos principais propulsores do desempenho e conseguimos administrar o sucesso em itens, marcas, lojas e comércio eletrônico”, destacou o CMO.

Como próximo passo, a Casas Pernambucanas planeja implementar o Oracle Retail Stores Solutions, o Oracle Retail Warehouse Management System e o Oracle Retail Sales Audit — soluções já integradas com o Oracle Retail Merchandise Planning and Optimization.