A CommScope inaugurou o Optical Network Lab na Facens. Foto: Divulgação.

No dia 31 de outubro, a CommScope, empresa especializada em infraestrutura de telecomunicações, inaugurou o laboratório Optical Network Lab na Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura de Sorocaba).

O projeto foi feito por intermédio do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados Sorocabano (IPEAS).

O laboratório é voltado para estudos, pesquisas e capacitação de alunos e profissionais para o mercado de redes de fibra óptica xPON (Redes Ópticas Passivas). 

A parceria irá disponibilizar conhecimento técnico para profissionais e graduandos de engenharia por meio de aulas práticas, com aplicações em redes ópticas. O espaço será utilizado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica para aplicação do conhecimento obtido em sala de aula, realização de testes de novas tecnologias, estudos e pesquisas.

O espaço também será utilizado para o desenvolvimento de experiências e medições em tecnologias do setor para atender as demandas de empresas e operadoras no fornecimento de serviços digitais. 

”O mercado está em crescente evolução, o que demanda profissionais atualizados. Com esse projeto será possível capacitar mão de obra e ajudar a diminuir a carência de recursos com conhecimentos técnicos nesta área que está em constante evolução. As redes demandam cada vez mais banda, por isso, precisam estar preparadas para trafegar cada vez mais dados”, destaca Sylvio Peres, VP vendas para a região América Latina e Caribe da CommScope.

O Optical Network Lab conta com os materiais e equipamentos de testes da CommScope, como OTDR, Power Meter, microscópio, máquina de fusão e acessórios de instalação e limpeza de fibras e seus conectores.