SÃO PAULO

Etecs e Fatecs adotam Office 365

01/12/2014 11:26

O centro que administra Etecs e Fatecs em mais de 300 municípios de SP firmou acordo com a Microsoft.

Fatecs e Etecs paulistas agora usam Office 365. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo adotaram o Office 365, suíte de aplicativos na nuvem da Microsoft, para seus alunos, professores e funcionários.

O Centro Paula Souza, autarquia que administra as 218 Etecs e 63 Fatecs localizadas em mais de 300 municípios paulistas, firmou um acordo com a Microsoft para a adoção das ferramentas.

O cronograma da instituição prevê que um primeiro grupo de escolas e faculdades inicie o próximo ano letivo já com o acesso ao Office 365. O pacote de softwares online da fabricante deve estar disponível no segundo semestre de 2015 para o restante da rede.

Além do uso de aplicações como Word, PowerPoint, Lync (sistema de comunicação unificada) e Yammer (rede social), o Centro Paula Souza também utilizará a plataforma de nuvem da Microsoft, o Azure, para hospedar algumas de suas aplicações. 

A lista inclui, por exemplo, o site da biblioteca das Etecs e Fatecs e o Sistema de Avaliação Institucional entre outros. O Azure também vai permitir que a instituição ofereça para as escolas e faculdades máquinas para virtualização de aplicações que antes ocupavam a infraestrutura de cada escola ou faculdade.

“São ferramentas fundamentais, que podem ajudar o professor a modificar o modelo de aula expositiva para um formato muito mais colaborativo e participativo”, afirma Ruben Pimenta, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações do Centro Paula Souza.

A Microsoft vem investindo pesado para colocar o Office 365 em instituições de ensino em todo o mundo, através do programa Student Advantage. O projeto da companhia de Redmond concorre com o Google, que recentemente suspendeu a cobrança pelas licenças de seu pacote de serviços Google Apps for Education. 

Nesta corrida, a Microsoft anunciou em 2014 contratos com instituições brasileira como a Uninove, Abril Educação, Colégio Porto Seguro, entre outros.

Inclusive, nesta disputa no segmento de educação, o Google passou recentemente a perna na Microsoft, ao tirar da empresa do Windows um contrato com o governo de São Paulo, que adotou o Google Apps for Education para mais 4,3 milhões de alunos da rede de ensino estadual.

Veja também

MICROSOFT
Integral e KeepIT anunciam fusão

Segundo as empresas, a fusão cria uma líder de mercado entre as parceiras Microsoft no Sul do país.

EDUCAÇÃO
Lourenço Castanho implanta Office 365

A escola vai usar o Sharepoint para armazenar arquivos que o aluno possa acessar na escola ou em casa.

3-HIT COMBO
EMC compra três empresas de cloud

Aquisições contemplam soluções de infraestrutura, armazenamento e segurança na nuvem.

EDUCAÇÃO
UVV: Office 365 para 15 mil alunos

A conta dos estudantes tem 50 GB de caixa postal e 1 TB de espaço em disco virtual (Onedrive).

TE CUIDA, LINKEDIN
Facebook at Work vem aí

Empresa de Mark Zuckerberg está desenvolvendo uma versão dedicada ao networking em relações profissionais.

MICROSOFT
Abril Educação adota Office 365

A Abril Educação atende mais de 130 mil escolas.

EDUCAÇÃO
Colégio Porto Seguro adota Office 365

Alunos a partir do 5º ano usam o Office 365.