R&B e Aegate se unem no rastreamento de medicamentos. Foto: divulgação.

A R&B Rastreabilidade, empresa nacional de soluções em rastreabilidade firmou um acordo com a britânica Aegate, de serviços de autenticação de medicamentos, para oferecer um serviço completo de rastreabilidade.

A aliança visa aumentar a adesão de autenticação de medicamentos no Brasil, assim como ajudar empresas farmacêuticas a cumprir os requisitos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para rastrear seus produtos.

O acordo prevê que a Aegate estabeleça uma unidade de negócios no Brasil junto com a R&B Rastreabilidade Brasil, com o compartilhamento de conhecimentos entre as duas companhias.

Segundo destacaram as empresas em nota, a parceria deve permitir a rápida criação de um sistema nacional de autenticação de medicamentos, que atenda aos requisitos da legislação de rastreabilidade.

Projeções do mercado apontam que a implantação da rastreabilidade deve movimentar R$ 4 bilhões nos próximos anos no Brasil, principalmente nos setores da Tecnologia da Informação (TI), de Automação e Logística.

Segundo determinação da Anvisa, o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) deve entrar em operação até o final de 2016, o que exigirá a adequação do segmentos e permitirá o rastreamento dos medicamentos desde a saída da fábrica até o usuário final.

Conforme explica Mark De Simone, diretor executivo da Aegate, o acordo com a R&B trará "uma sinergia e um impacto sem precedentes, complementando as atividades da Aegate na América do Norte".

Fundada em 2003, a Aegate fornece autenticação de medicamentos em tempo real para mais de 24 mil pontos de distribuição em 12 países na Europa, verificando mais de 3,7 bilhões de embalagens de medicamentos.

A R&B Rastreabilidade Brasil foi fundada em 2013 e é especializada em rastreabilidade, com 2,5 milhões de IUMs (Identificador Único de Medicamentos) rastreados no mercado, atendendo a uma base composta por 32 laboratórios, entre multinacionais e nacionais, além de farmácias em todo o país.