Um termo fora da moda? Foto: Pexels.
De uma hora para outra, ninguém mais quer a palavra “digital” no seu nome. Pelo menos, é o que parece.
Nesta terça-feira, 01, a Acesso Digital e a Resultados Digitais duas startups de destaque no país decidiram trocar de nome, segundo notas divulgadas com poucas horas de separação.
A Acesso Digital, líder no campo emergente de biometria facial, agora se chama “unico”, assim mesmo, tudo em minúsculas e sem acento.
Em nota, a Acesso Digital explica que a decisão foi para que o novo nome seja “o mais simples e universal possível”, assim como “mais parecida com a sua versão visual e com nossos endereços do site e redes sociais”.
“A palavra unico também traz uma identidade internacional, de fácil assimilação em outros idiomas, como o inglês e o espanhol”, explica a diretora de comunicação e branding Mariana Marchi.
A redação do Baguete entende o argumento, mas pede que não se altere a gramática da língua portuguesa tanto assim.
Por isso, apesar das alentadas explicações em sentido contrário da Acesso Digital, escreveremos daqui para frente Unico, como cabe a um substantivo próprio, e ao falar, pronunciaremos a tônica na segunda sílaba, uma vez que não há acento na primeira.
Já o caso da Resultados é mais simples. A startup de automação de marketing sediada em Florianópolis é agora RD Station, que também é o nome do seu principal produto.