Quanto mais aproveitamento do digital, mais lucro. Foto: divulgação Google

Tamanho da fonte: -A+A

Uma pesquisa da Capgemini Consulting e do Centro de Negócios Digitais do MIT analisa como as companhias estão se beneficiando da transformação digital, com uma “vantagem digital” e um melhor desempenho financeiro como resultado

O estudo global afirma que o uso de tecnologias digitais, como mídia social, tecnologias móveis, análise de dados e dispositivos embutidos melhoraram o desempenho e o alcance da empresa.

Chamada The Digital Advantage: How digital leaders outperform their peers in every industry, a pesquisa revela que as companhias que realizaram uma transformação profunda de seus negócios por meio da tecnologia ganham uma “vantagem digital” considerável e apresentam um desempenho significativamente melhor do que seus concorrentes.

No entanto, a pesquisa também revela que, apesar do potencial transformador da tecnologia em todos os aspectos poucas empresas estão realmente tirando proveito dos benefícios gerados pela transformação digital, sendo que a maioria apresenta um sério risco de ser deixada para trás pela concorrência.

A pesquisa de dois anos, que entrevistou 400 importantes companhias do mundo inteiro, descobriu que a maturidade digital tem duas dimensões – a Intensidade Digital (o "que”) e a Intensidade da Gestão da Transformação (o "como”).

As companhias que demonstram um alto desempenho no aspecto digital superam seus concorrentes quando analisadas com várias métricas financeiras. Elas geram, em média, 9% mais receita por meio dos recursos existentes, superam seus concorrentes em 26% em termos de lucratividade e conquistam uma avaliação de mercado mais expressiva (12%).