A Rede Marista reúne 26 colégios no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica. Foto: Divulgação.

A Rede Marista, que reúne 26 colégios no Rio Grande do Sul, em Brasília e na Região Amazônica, implantou o software Nutanix Enterprise Cloud OS com apoio da integradora TechChannel.

O projeto foi iniciado quando a Rede Marista atingiu um limite no volume de dados armazenados em seu data center. 

Durante uma pesquisa de mercado, a TechChannel apresentou ao Marista a solução hiperconvergente da Nutanix. 

Entre os fatores que levaram à escolha da solução estão a simplicidade da arquitetura da solução, a facilidade de implantação e migração e a integração com a cloud pública.

Após alguns meses com as soluções Nutanix, a empresa percebeu a melhora na performance de aplicativos, com tempos de resposta 65% mais rápidos. Além disso, a carga de trabalho de transação máxima atualmente suportada também aumentou 105% em relação à plataforma anterior. 

O grupo atingiu esses benefícios com apenas sete nós Nutanix, executando VMware 6.0. 

"Além da migração de todos os dados, que aconteceu em quatro estágios e não gerou impactos ou percepções negativas, percebemos uma grande melhora no desempenho e capacidade de resposta das aplicações e soluções de TI", destaca Rodrigo Ransan, analista de infraestrutura da Rede Marista, responsável pelo projeto.

Com a solução Nutanix, a rede tem a possibilidade de crescimento exponencial e horizontal, o que não era possível até recentemente com a antiga infraestrutura tradicional. 

"A futura expansão pode acontecer devido aos benefícios que já temos com a solução. A escalabilidade também é importante para nós. Agora estamos pensando em novos projetos que começarão ainda no primeiro trimestre de 2018, como a expansão do cluster Nutanix que será feita nos próximos dias", detalha Ransan.

A TechChannel é uma empresa gaúcha que atua nas área de Performance de TI (Riverbed), Virtual Computing Platform (Nutanix), Cloud Networking (Cisco/Meraki), Advanced Security (FireEye) e SaaS Secure Web Gateway (Zscaler).

Em 2015, a companhia foi responsável pela implantação de uma rede wi-fi indoor com tecnologias Cisco Meraki nos colégios do grupo Marista.