Porto Alegre receberá globo.com. Foto: divulgação.

Agora é oficial: a Globo.com anunciou em nota para a imprensa nesta segunda-feira, 02, que está criando uma unidade de desenvolvimento em Porto Alegre.

A informação foi divulgada em primeira mão pelo Baguete no final de fevereiro. De acordo com as fontes, o centro de desenvolvimento deve ser estabelecido no Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS.

A nova filial abrigará uma equipe de tecnologia, com foco no desenvolvimento das plataformas de publicação, vídeo e dados. Conforme destacou a Globo.com no comunicado, em breve a empresa divulgará detalhes sobre os processos seletivos para as vagas disponíveis.

Para "comemorar a chegada à cidade e agradecer a ótima recepção" a companhia divulgou nesta semana o hackathon HackinPoa, no que parece uma iniciativa destinada a facilitar contratações na capital gaúcha.

O evento, previsto para abril, ainda não teve o local nem data específica definida. Entretanto, as inscrições para desenvolvedores interessados já estão abertas.

Esta será a primeira operação da Globo.com fora do Rio de Janeiro, onde sedia sites G1, globoesporte.com, gshow, Ego e Techtudo. Segundo fontes ligadas à empresa, os planos de uma filial em outro estado já eram discutidos desde outubro de 2014.

A dúvida da Globo.com era onde estabelecer a nova operação. As opções eram Porto Alegre e Recife, cidade que se destacou com a criação do Porto Digital, um dos primeiros pólos tecnológicos voltados à empreendimentos de tecnologia para web e digital.

Criado em 2011 pelas Organizações Globo, a Globo.com é o 6º website mais acessado do Brasil, e o 112º no mundo, segundo dados do ranking Alexa. A empresa possui aproximadamente 500 mil assinantes, além de hospedar quase 700 sites em próprios e filiados.

Em Porto Alegre, o Tecnopuc conta com um núcleo de desenvolvimento digital do Grupo RBS, empresa afiliada da Globo no Rio Grande do Sul. Entretanto, ainda não se sabe se a operação da Globo.com terá algum tipo de colaboração com o time digital da RBS.