Uma solução? Foto: reprodução.

A Algar Telecom anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de Equipment Identity Register (EIR), plataforma de controle de equipamentos e dispositivos móveis nas redes de telecomunicações.

Segundo destaca a Computerworld, o serviço reconhece e autentica o serial do aparelho na rede e com isso pode controlar celulares roubados ou perdidos, caso haja registro no Cadastro Estações Móveis Impedidas (Cemi).

A aplicação chega para atender um requisito previsto na regulamentação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), conjunto de normas da Anatel para o serviço de telefonia móvel publicado em 2007.

No caso da agência reguladora, o EIR pode ser útil na validação de equipamentos homologados e na detecção de aparelhos piratas ou clonados.

Segundo o diretor de operações e tecnologia da companhia, Luís Antônio Andrade Lima, a tecnologia da Algar suporta diversos controles requeridos na rede e pode ser vendida como serviço ou versões customizadas do software para operadoras ou órgãos reguladores.

“Temos know how para oferecer o serviço, pois antes, essa tecnologia era importada da Ásia e Europa”, destacou o diretor.