James Rocha, CIO do Grupo Herval. Foto: Baguete.

O Grupo Herval, gaúcho de Dois Irmãos que reúne 11 empresas distintas e emprega 5,5 mil colaboradores, adotou a plataforma Oracle ATG Web Commerce para aperfeiçoar a infraestrutura de TI de suas divisões de varejo.

De acordo com Vera Cook, diretora sênior de Vendas da Oracle do Brasil, o grupo foi a primeira empresa no Brasil a adquirir a solução, cuja implantação começou pela rede Lojas TaQi, focada em eletrônicos, informática, eletrodomésticos, móveis e outros itens, e entrou no ar há cerca de oito meses.

“Mesmo com a migração de dados da plataforma antiga, o site não sofreu interrupções, garantindo o andamento das operações da empresa”, explica Vera.

O CIO da Herval, James Rocha, explica que o grupo foi fundado em 1959, como uma pequena madeireira, e ao longo dos anos a diversificação dos negócios que incorporou marcas e produtos ao portfólio gerou uma necessidade técnica de adotar uma plataforma robusta, flexível e escalável de web commerce para a área de varejo.

Para suprir a demanda, o Oracle ATG foi escolhido por razões como o fato de ser uma plataforma multiloja, ou seja: oferece a mesma arquitetura tecnológica nos sites, mas com a possibilidade de acesso por diferentes interfaces.

“As interfaces independentes permitirão implantar a solução de e-commerce para atender às diversas empresas, com homepages e páginas de acesso diferentes, adequadas aos interesses dos clientes de cada uma”, explica Vera.

Integração nativa com as redes sociais e recursos de personalização de sites que permitem identificar e analisar o comportamento de compras anterior por intermédio de regras do backoffice são outros quesitos da ferramenta.

As regras de backoffice são configuráveis e a equipe do e-commerce do Grupo Herval determina os quesitos, com alternativas de edição, o que possibilita a programação de promoções e ações de marketing diversas.

“Com a adoção do Oracle ATG Web Commerce, junto da reformulação visual do site, identificamos que a taxa de conversão das ações realizadas no website da TaQi em vendas efetivas aumentou consideravelmente em um curto período de tempo”, avalia Rocha.

Ainda segundo o CIO, a ferramenta também aumentou a agilidade das operações do site para o check out dos consumidores.

“Antes da implantação era preciso que o cliente passasse por cerca de sete telas para finalizar a compra. Hoje são apenas duas”, ressalta o executivo.

Agora, conforme o CIO, o plano é expandir o uso do Oracle ATG Web Commerce para todas as unidades de varejo do Grupo Herval.

Outra meta da empresa gaúcha é disponibilizar a plataforma em dispositivos móveis, como celulares e tablets.

LONGA DATA
O histórico de parceria entre Herval e Oracle é antigo.

A lista de soluções já adotadas pela organização de Dois Irmãos inclui o Oracle Data Integration, ferramenta que desde 2010 é a responsável por replicar os dados das filiais para a matriz; e Oracle Real Application Clusters One Node (RAC), que provê um cluster ativo para sistemas de bancos de dados corporativos e suporta o ERP da rede, desenvolvido internamente.

Além da sede em Dois Irmãos, o Grupo Herval tem atuação em diversos estados por meio de marcas como a iPlace, especializada na venda de produtos Apple que já soma quase 30 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Brasília, entre outros locais.

A Herval ainda não divulgou os números consolidados de 2012, mas ao longo do ano havia anunciado meta de faturar R$ 2 bilhões, alta de 40% frente aos resultados do ano anterior.