Empresa transporta cerca de R$ 100 milhões em mercadorias diariamente. Foto: divulgação.

A ReiterLog, empresa gaúcha de logística com distribuição na América do Sul, adotou a solução da Veeam, suíça focada em soluções de backup e gestão de dados na nuvem, para garantir a disponibilidade de seus serviços e servidores.

No negócio, a Gruppen ficou responsável pela implantação e monitoramento da solução.

Com a adoção do Backup Replication Enterprise Plus Edition 9.5, a empresa vai manter  backups dos datacenters e replicar todo ambiente virtualizado em um datacenter secundário, localizado estrategicamente em uma cidade diferente.

Segundo a empresa, qualquer falha tecnológica pode resultar em cargas que não chegam em seus destinos, supermercados desabastecidos, produtos estragados, prejuízos financeiros e danos à reputação, em um enorme efeito cascata.

“Se um sistema nosso fica indisponível, nós não prejudicamos apenas a nós mesmos, mas milhares de pessoas que estão à espera daqueles produtos nas prateleiras dos supermercados, dos varejistas e demais organizações que dependem do nosso trabalho para operar”, explica Angelo Sironi, gerente de TI da ReiterLog.

Para manter os prazos de entrega dentro do planejamento, a empresa quer evitar contratempos como a paralisação da emissão de notas fiscais, por exemplo, que ajuda na rápida liberação dos caminhões.

Segundo a Veeam, a nova solução permite que a empresa avance na proteção de suas operações, seja para clientes ou stakeholders. 

“Conseguimos, assim, assegurar aos nossos clientes que seus dados estão seguros e que, em uma eventual catástrofe, a disponibilidade de dados e serviços ocorrerá em um novo ambiente, não afetando seus processos operacionais ou comerciais", explica o gerente de TI da ReiterLog.

Ainda de acordo com a companhia, a tecnologia facilita o processo de aderência à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e mantém a conformidade da ReiterLog com todas as demais regras vigentes, principalmente por realizar transações internacionais.

“Ficamos muito satisfeitos com a resposta que o ambiente da ReiterLog teve após a implementação do Veeam Backup Enterprise Plus, e com a velocidade que os backups vêm performando”, conta Carlos Nunez, sócio fundador e especialista de produto da Gruppen.

Fundada em 2005, a Gruppen tem filiais em Porto Alegre, Caxias do Sul, Passo Fundo, Joinville, Curitiba e São Paulo. A empresa conta com 4,3 mil clientes ativos e uma equipe de 45 profissionais.

Já a Veeam Software nasceu em 2006 e tem sede em Baar, na suíça. São mais de 365 mil clientes, com 70 mil parceiros de canal e escritórios em mais de 30 países. Em seu portfólio, estão clientes como Volvo, ESG e Hard Rock.

A ReiterLog foi criada em 2008 e tem sede em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, com filiais e pontos de apoio em nove estados brasileiros.

Com atuação em todo território do Brasil, além de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, a empresa tem uma uma frota própria de mais de 1,3 mil ativos transportando cerca de R$ 100 milhões em mercadorias diariamente.