O Hospital São Carlos, de Farroupilha. Foto: divulgação.

O Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, na Serra Gaúcha, renovou sua infraestrutura de armazemanento com soluções IBM.

A instituição, que tem cerca de 130 leitos, já utilizava três servidores, em um parque que reúne máquinas Dell e HP, e foi renovado com equipamentos da linha IBM SystemX com processadores Intel Six Core e storage DS3512 com 24 TB de armazenamento, vendidos pelo canal Serrana Informática, de Caxias do Sul.

Conforme Julio Sonaglio, gestor de TI do hospital, o projeto ajudará a instituição a se adequar à legislação federal que exige que os prontuários médico de pacientes sejam guardados em meio físico por 20 anos, ou arquivados eletronicamente permanentemente.

“Com os equipamentos que adquirimos, temos capacidade para suportar o volume enorme de dados com que trabalhamos hoje e crescer por mais três anos”, comenta Sonaglio, sem revelar a quantidade de prontuários a serem digitalizados.

O investimento feito no projeto, que incluiu, ainda, dez computadores Lenovo para renovar o ambiente de trabalho, também não é divulgado - o gestor só conta que foi financiado pelo Banco IBM.

Revelando o valor ou não, o fato é que o São Carlos não pretende parar de investir na TI: o hospital está em andamento e planeja ampliar a virtualização tanto o ambiente de armazenamento, quanto o de trabalho.

Um projeto neste sentido já está andando com base em Windows Server.

Outro trabalho em andamento na instituição de saúde serrana é a adoção de um sistema de GED da Totvs, que será integrado ao ERP da também gaúcha JME, já utilizado há vários anos.

Para cuidar da TI do São Carlos, Sonaglio conta com o auxílio do colega Cesar Augusto Colognese na parte de Help Desk.

Na coordenação dos projetos, eles contam com auxílio dos parceiros terceirizados, lista a qual se soma, além dos já citados, a Tecnopoint, de Lajeado.

Com cerca de 370 colaboradores, o São Carlos atua com emergência, UTI, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem, agência transfusional e outras unidades, divididas em diversas especialidades médicas.