VIRTUALIZAÇÃO

Hospital São Carlos renova infra com IBM

02/05/2013 17:41

instituição comprou equipamentos IBM SystemX, somou 24 TB de armazenamento e se adequou à norma federal de guardar permanentemente os prontuários eletrônicos de pacientes.

O Hospital São Carlos, de Farroupilha. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

O Hospital Beneficente São Carlos, de Farroupilha, na Serra Gaúcha, renovou sua infraestrutura de armazemanento com soluções IBM.

A instituição, que tem cerca de 130 leitos, já utilizava três servidores, em um parque que reúne máquinas Dell e HP, e foi renovado com equipamentos da linha IBM SystemX com processadores Intel Six Core e storage DS3512 com 24 TB de armazenamento, vendidos pelo canal Serrana Informática, de Caxias do Sul.

Conforme Julio Sonaglio, gestor de TI do hospital, o projeto ajudará a instituição a se adequar à legislação federal que exige que os prontuários médico de pacientes sejam guardados em meio físico por 20 anos, ou arquivados eletronicamente permanentemente.

“Com os equipamentos que adquirimos, temos capacidade para suportar o volume enorme de dados com que trabalhamos hoje e crescer por mais três anos”, comenta Sonaglio, sem revelar a quantidade de prontuários a serem digitalizados.

O investimento feito no projeto, que incluiu, ainda, dez computadores Lenovo para renovar o ambiente de trabalho, também não é divulgado - o gestor só conta que foi financiado pelo Banco IBM.

Revelando o valor ou não, o fato é que o São Carlos não pretende parar de investir na TI: o hospital está em andamento e planeja ampliar a virtualização tanto o ambiente de armazenamento, quanto o de trabalho.

Um projeto neste sentido já está andando com base em Windows Server.

Outro trabalho em andamento na instituição de saúde serrana é a adoção de um sistema de GED da Totvs, que será integrado ao ERP da também gaúcha JME, já utilizado há vários anos.

Para cuidar da TI do São Carlos, Sonaglio conta com o auxílio do colega Cesar Augusto Colognese na parte de Help Desk.

Na coordenação dos projetos, eles contam com auxílio dos parceiros terceirizados, lista a qual se soma, além dos já citados, a Tecnopoint, de Lajeado.

Com cerca de 370 colaboradores, o São Carlos atua com emergência, UTI, centro cirúrgico, maternidade, diagnóstico por imagem, agência transfusional e outras unidades, divididas em diversas especialidades médicas.

Veja também

GESTÃO DE PESSOAS
Hospital Zilda Arns otimiza RH com Senior

Software agilizou a emissão e reduziu erros na folha de pagamentos dos 1,4 mil funcionários.

SAÚDE TOP
MV em hospital mais luxuoso do México

Hospital Bité Médica adotou o ERP Soul MV para gerir sua operação, que funciona no conceito de hospital boutique, preconizando instalações de luxo.

SAÚDE BEM GERIDA
MV no maior complexo hospitalar da AL

Hospital das Clínicas da USP contratou o ERP Soul MV. Implantação levará 36 meses e atingirá sete mil usuários.

SAÚDE
Hospital Samaritano cria sistema de segurança do paciente

Com investimento de R$ 2,5 milhões, o sistema traz uma configuração inédita no Brasil com maior tecnologia e automação

O Hospital Samaritano de São Paulo implantou um sistema que automatizou tarefas de armazenagem, distribuição e rastreamento de medicamentos de sua farmácia.

O projeto, de desenvolvimento interno, levou investimento de R$ 2,5 milhões.

COM MV SISTEMAS
Hospital Santa Cruz: TI no atendimento

HSC implanta novo sistema informatizado de gerenciamento de acesso de pessoas na instituição com solução da MV.

VIGILÂNCIA E CONTROLE
Hospital SC: segurança com D-Link

A instituição, que tem 800 colaboradores, 227 leitos e realiza uma média de 3,7 mil pronto atendimentos por mês, implantou 09 câmeras IP, sistema de gravação de imagens backbone de 10Gb e switch core de chassi 7200.