Festagram transforma posts em lembranças de eventos. Foto: Divulgação.

Ao organizar uma festa corporativa, os publicitários Ricardo Lebre e Paulo Equi não encontraram, no Brasil, um serviço que gostariam de ter no evento: um sistema que capturasse as imagens postadas pelos convidados no Instagram e as imprimisse em tempo real.

Os dois uniram conhecimentos de TI, internet e design para criar um serviço que funiconasse para a festa, em março de 2013, e diante do sucesso, decidiram transformar a novidade em negócio, fundando o Festagram.

Em um ano de funcionamento, a equipe já atingiu a marca de 300 comemorações, entre elas festas da Dafiti, Globosat e Huawei com Nextel.

Ao contratar o serviço, o organizador da festa escolhe uma hashtag que deve ser usada pelos convidados ao postarem fotos no Instagram, como #RobertaELeonardo.

Cabe ao sistema de monitoramento do Festagram capturar as imagens, filtrar possíveis fotos constrangedoras e imprimir os clicks em alta resolução.

“Nossas impressoras têm capacidade para imprimir uma foto a cada 10 segundos, o que evita filas na hora em que o convidado for buscar sua lembrança”, destaca Lebre. 

O publicitário explica ainda que comparado ao serviço de foto cabine ou foto totem, o Festagram oferece a vantagem da rapidez das impressões e do tamanho das imagens, que medem 10x15 cm e são impressas com uma moldura exclusiva – que pode ser personalizada. 

A impressão é feita por um processo que não usa tinta e não borra com líquidos nem desbota. O serviço usa impressoras de sublimação, que utilizam cartuchos que são como fitas que transferem, através de calor, as imagens para o papel.

Com sede em São Paulo, a empresa não cobra taxa de deslocamento em endereços localizados até 50 km da capital paulista, mas atende em todo o Brasil. Minas Gerais é a região que mais tem contratado o serviço depois de São Paulo.

Os pacotes saem a partir de R$ 2500 para festas de até 300 pessoas e incluem a exibição das imagens em um telão. 

Como serviço extra, a empresa oferece o compartilhamento das fotos também no Facebook.