Rodrigo Berni.

A Innovative, empresa paulista com atuação na área de Oracle, SAP e Mastersaf, acaba de abrir uma operação focada nas vendas do software de gestão para pequenas e médias companhias Business One da SAP.

O ERP já roda na própria empresa, onde foi implantado em janeiro deste ano, assim como em outros dois clientes não revelados. A meta até dezembro é fechar 10 projetos com no mínimo cinco licenças cada.

O foco é no ecossistema de  prestadores de serviços, fornecedores, franquias e distribuidores.

“Observamos que muitos destes possíveis clientes são empresários que em sua maioria não estão familiarizados ou não possuem um parceiro de tecnologia forte com sistemas de gestão”, explica Rodrigo Berni, Head de SAP Business One Innovative.

Berni é um executivo rodado no mercado B1, com passagem pelas áreas de gerência de projetos de parceiros da solução como NMS, GWE Added e a diretoria de operações do Grupo Skill.

A Innovative vem expandindo seu foco de atuação desde a entrada no negócio de Rogério Brecha e Jenner Marques, dois executivos que eram sócios da CPM Braxis e passaram a compor o quadro societário da companhia junto com Milton Epelboin e Ivan Morais, todos ocupando cargos de vice presidência.

A Innovative tem hoje 200 funcionários e operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os clientes incluem nomes como Odebrecht, Lojas Renner, Portobello, Magazine Luiza, Lojas Lebes, Chilli Beans e TIM.

A meta da companhia era fechar o ano passado com um faturamento de R$ 70 milhões.

A base de empresas usuárias de B1 no país gira em torno de 6 mil, um número significativo (8% da base mundial do produto), mas pequeno frente ao tamanho potencial do mercado e aos 10 anos de presença da solução no país.

Segundo aponta uma pesquisa sobre o mercado de TI feita pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), a SAP tem 10% de participação no mercado de empresas com até 170 usuários de ERP, contra a 51% da Totvs. A categoria “outros”, soma 27% do bolo total.