O Emprego Ligado apresenta vagas operacionais com base na geolocalização. Foto: Pixabay.

A Emprego Ligado foi eleita uma das cinco melhores startups com aplicativos da América Latina pelo programa FbStart do Facebook. A plataforma de georecrutamento concorreu entre mais de 1 mil competidores de 89 países. 

Desenvolvido para buscar vagas operacionais via geolocalização, o sistema ajuda o candidato a localizar as oportunidades que estejam mais próximas de sua residência.

Realizado há três anos, o programa FbStart fornece ferramentas gratuitas, serviços, benefícios de parceiros e orientação para startups. 

Neste ano, os princípios julgados para a eleição dos aplicativos foram: crescimento e engajamento, experiência e design, eficiência em escala e aproveitamento da plataforma do Facebook. As categorias da premiação também incluem os melhores aplicativos por região e os que mais contribuem para o bem social. 

O grande vencedor da competição geral foi o app Voice Tube, de Taiwan, que ensina inglês por meio de vídeos. Os demais vencedores foram Musixmatch (App do Ano na Europa, Oriente Médio e África), RadPad (App do Ano na América do Norte) e MedShr (App de Bem Social). 

Os aplicativos foram julgados por uma equipe de especialistas em tecnologia de empresas como Andreessen Horowitz, ChangeCorp, DeskConnect, GitHub, Saavn e do próprio Facebook.  

Em maio, a empresa também foi selecionada para integrar a segunda turma do Launchpad Accelerator, programa de aceleração do Google.

Fundada há quatro anos pelos americanos Derek Fears, Nathan Dee e Jacob Rosenbloom, o Emprego Ligado é um site de empregos especializado no segmento de vagas operacionaisl via geolocalização. 

A Emprego Ligado recebeu um aporte de US$ 7 milhões de um grupo internacional de investidores no final de 2014. A partir do investimento, a empresa, antes focada em internet e SMS, anunciou o lançamento de seu aplicativo.

O TrabalhoJá, também focado em tecnologia de recrutamento para vagas operacionais, recebeu R$ 20 milhões em uma nova rodada de investimentos há cerca de um ano. O investidor principal foi o Capital Indigo, com participação de Thayer Ventures do Vale de Silício, Mexico Ventures and Promotora Social México.

A plataforma tecnológica da TrabalhoJá conecta trabalhadores de nível operacional com as vagas disponíveis na região utilizando internet, SMS e portal de voz.