O tempo médio do embarque já teve uma redução de 25%. Foto: divulgação.
A Azul, companhia aérea brasileira, está instalando a tecnologia desenvolvida pela Pacer, startup curitibana especializada em aviação, para amenizar as filas de embarque através de um tapete virtual.
De acordo com o site Brazil Journal, o Tapete Azul já estava sendo testado antes da pandemia com o intuito de conforto, mas acabará servindo para reduzir as aglomerações de pessoas e o tempo de embarque na era pós-coronavírus.
Na prática, o sistema projeta um tapete na fila de embarque, indicando a posição exata de cada passageiro na aeronave e o momento em que ele deve embarcar.
O passageiro acompanha o tapete por dois monitores de TV de 49 polegadas, e, se estiver sentado, só se levanta quando seu lugar na fila aparece na tela.
Inspirada no chamado método Steffen, que mescla todos o processos de embarque de maneira matemática, a tecnologia faz o embarque de trás para frente da aeronave, separando por janela, meio e corredor, mas pula três ou quatro fileiras entre os grupos.
Para colocar tudo isso em prática, a Azul está instalando um kit de 12 projetores, quatro câmeras e dois telões em cada portão de embarque.
A história do tapete começou durante uma viagem de avião há um ano e meio, quando Ricardo Pocai, o fundador da Pacer, levou mais de 30 minutos para embarcar no avião numa viagem de Curitiba para São Paulo.
Na volta, o executivo começou a observar e anotar como era feito o embarque dos passageiros em Congonhas e chegou em casa com o ideia do Tapete Azul praticamente pronta.