CASA DE FERREIRO

IBM tem problemas de e-mail

02/07/2021 08:11

Migração de servidores deixa e-mails fora do ar na gigante de TI.

Na casa do ferreiro, o espeto é de pau, já diz o ditado. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

Uma migração dos servidores de e-mail da IBM está causando problemas em larga escala na gigante de TI, com funcionários tendo ficado entre quatro a cinco dias sem acesso a e-mail, agenda ou reuniões.

Os problemas foram revelados pelo site britânico The Register, a partir de conversas com vários funcionários da IBM. 

Uma fonte do site estima que os problemas podem ter impactado entre 150 mil e 200 mil dos 400 mil funcionários da IBM no mundo.

A multinacional confirmou ao site que “alguns funcionários estão sofrendo atrasos nos serviços de e-mail” e disse que está usando “ferramentas alternativas de comunicação” enquanto restaura os sistemas. 

De acordo com o Register, a IBM vinha planejando a migração pelo último ano e meio, com o objetivo de transferir os dados da companhia dos servidores da HCL para os seus próprios.

A HCL comprou em dezembro de 2018 uma série de softwares da IBM, incluindo aí o Notes & Domino, software de mensageria que chegou a dominar no meio corporativo nos anos 90.

Os indianos já tinham fechado acordos com a IBM para terceirizar o desenvolvimento de alguns desses produtos, incluindo o próprio Notes.

Os problemas afetam outras soluções, como o Outlook e o webmail Verse, outra solução adquirida pela HCL. O Slack uma solução de chat corporativo que é um bebê comparada com o Notes, segue funcionando.

Para completar o quadro da dor, os problemas aconteceram em meio ao fechamento do trimestre fiscal da IBM, encerrado na quarta-feira, 31.

Segundo comunicações internas às quais o Register teve acesso, a IBM contactou seus vendedores, dando instruções sobre como fechar as vendas por meio de métodos alternativos ao e-mail, como o aplicativo de assinaturas eletrônicas e até o Slack.

Veja também

CRIME
Fraudador levou US$ 3,5 milhões da Cisco

Golpe era baseado em pedidos falsos de reposição para a assistência técnica.

TELECOM
Algar tem assistente virtual com Watson

A CORA vai tratar das demandas relacionadas ao Centro de Operações de Rede da companhia.

NOMES
Lettieri, ex-IBM, é a nova CDO da Meta

Executiva é experiente na área de projetos digitais e métodos ágeis de desenvolvimento.

CONTRATADO
Mariath, ex-IBM, assume cloud na Capgemini

Profissional estava na IBM há 12 anos, atuando na área de computação em nuvem.

RANSOMWARE
REvil afirma ser autor de ataque no Grupo Fleury

Criminosos, que distribuem o malware por meio de phishing, teriam cobrado US$ 5 milhões de resgate.

SEGURANÇA
Banco Original: 99% do backup com Veeam

Projeto é da V8 Consulting, parceira platinum da marca e fornecedora de longa data do banco.