CANOS

Sabesp: dados unificados com Engineering

02/07/2021 12:35

Projeto unifica 40 fontes de informação e deve agilizar decisões na estatal paulista.

Funcionários da Sabesp em ação. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Engineering está desenvolvendo um projeto na Sabesp, estatal de água e esgoto de São Paulo, visando entregar uma unificação de bases de dados, visando unificar 40 fontes de dados com um volume total de 1 terabyte de informação.

Com go live previsto para agosto, a iniciativa está sendo tocado inicialmente na unidade de negócio leste da Sabesp, que inclui a populosa zona leste da capital e mais oito municípios da região metropolitana, atendendo 3,6 milhões de pessoas e um milhão de residências e comércios.

A previsão é  alcançar 5 terabytes até 2025. Os dados serão apresentadas por meio de 55 indicadores de resultados e suas mais de 600 variáveis de controle e esforços, com ajuda de big data, inteligência artificial e Internet das Coisas.

“Para se ter uma informação operacional, como a de arrecadação, por exemplo, demanda-se muito tempo e o envolvimento de diversas áreas e pessoas para lapidar os dados até o seu menor nível”, afirma Maycon Rogério de Abreu, superintendente da Unidade de Negócio Leste. 

O projeto da Engenieering é parte de uma iniciativa de maior porte, liderada pela Enops Engenharia e Suez Brasil, que venceram um edital para a implantação de um modelo ágil de gestão operacional.

Na prática, a expectativa é mitigar impactos como a falta de água e a resolução de solicitações, como as revisões de contas, por exemplo, num tempo mais ágil. 

O potencial de ampliação é grande. A Sabesp é uma das maiores empresas do setor na América Latina, atendendo cerca da metade dos municípios do estado de São Paulo, uma população total de 26,9 milhões de pessoas.

A grande São Paulo, com quase 20 milhões, é dividida em cinco áreas, e o resto do estado em outras 10.

A Engineering tem uma forte atuação no segmento de utilities. Um outro projeto recente nessa área foi no Grupo Águas do Brasil - Saneamento Ambiental Águas do Brasil (SAAB), empresa privada de saneamento com sede em Niterói, Rio de Janeiro, que implementou uma solução de digitalização de equipes de campo.

Com mais de 40 anos de atuação, a italiana Engineering tem presença na Europa, América do Norte e América Latina, com mais de 12 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes. No Brasil desde 2008, atende mais de 150 empresas no país.

A companhia conta com 850 funcionários nos escritórios de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Santo André, além de ter presença na Argentina, Estados Unidos e Europa. 

Veja também

LUZ
Eletron Energy adota SAP Business One

Projeto foi entregue em cinco meses pela Alfa, uma parceira com foco no setor elétrico.

UTILITIES
Copasa faz upgrade para S/4 com DXC

Mais de 200 profissionais estão envolvidos no projeto da empresa de abastecimento.

CONTRATAÇÃO
Engineering tem novo diretor comercial

Patrick Baudon já foi diretor da companhia e retorna após dois anos na Cognizant.

COOPERATIVA
Coprel adota soluções da Sonda

ERP, billing e outras soluções foram implementadas na cooperativa gaúcha.

MERCADO
Seidor tem unidade de billing

Empresa contratou Marco Lima, um executivo experiente nesse nicho.

LUZ
Amazonas e Roraima Energia adotam S/4 Hana

Projetos em empresas do setor elétrico da região Norte serão entregues pela Meta.