Cruzeiro ficou de fora. Foto: Gustavo Aleixo-Cruzeiro

As semifinais do Campeonato Mineiro estão definidas. Com isso, o código promocional para cada um dos semifinalistas já está disponível em diversos sites de apostas. A grande surpresa da competição é a ausência do Cruzeiro na fase decisiva do torneio.

Maior campeão mineiro no século XXI, com nove conquistas e atual bicampeão, sem ainda nunca ter ficado fora da fase de mata-mata no período, a Raposa tenta uma retomada após a recente queda inédita para a Série B do Campeonato Brasileiro

O líder Tombense pega a quarta colocada Caldense – garantindo um time do interior na decisão – e o vice-líder América faz novo clássico com o terceiro colocado Atlético. Os duelos de mata-mata serão disputados nos próximos domingo (2) e quarta-feira (5), todos em BH.

Tombense e América jogam por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols para chegar à finalíssima, que ainda não tem uma data determinada, por causa do início das Série A e B no fim de semana dos dias 8 de 9 de agosto.

O futebol mineiro ficou parado por mais de quatro meses por causa da pandemia do novo coronavírus. Na rodada final, o Tombense ratificou a liderança – pela primeira vez em sua história – vencendo o Uberlândia, em Tombos, por 1 a 0. O Coelho bateu a URT, por 3 a 0, em Patos de Minas, e terminou em segundo.

No Mineirão, o Galo não deve dificuldades para golear o Patrocinense por 4 a 0 e carimbar a vaga. Precisando de três gols de diferença, a Raposa venceu a Caldense por apenas 1 a 0, em Poços de Caldas, e foi eliminada na primeira fase pela primeira vez no atual formato.

Eliminado na primeira fase, o bicampeão Cruzeiro terá de disputar o Troféu Inconfidência, que será disputado pelos clubes que ficaram entre a quinta e a oitava colocação. 

Ficar fora da semifinal não significará a ausência do Cruzeiro na próxima Copa do Brasil. O regulamento do Mineiro assegura vaga para os primeiros quatro colocados. Mas a vaga viria do Ranking Nacional de Clubes da CBF, que assegura 10 lugares na competição.

Atualmente no ranking, o Cruzeiro é o quarto colocado, com 15.118 pontos, ficando atrás apenas de Palmeiras, Flamengo e Grêmio