Cristina Palmaka.
A SAP anunciou nesta terça-feira, 02, seus planos para contratar um data center no Brasil até o primeiro trimestre de 2015, focado inicialmente em oferecer o software de gestão de RH Success Factors.
O centro de dados será contratado em colocation com um fornecedor ainda não definido, com investimento estimado em R$ 19 milhões.
O cronograma prevê que os próximos sistemas a rodar no ambiente serão a solução de e-procurement Ariba e CRM na modalidade como serviço.
E o ERP? “Isso é uma outra história, assunto para uma próxima coletiva de imprensa no futuro”, despista Cristina Palmaka, presidente da SAP no Brasil.
A desconversada de Cristina tem lá seus motivos. Vários parceiros brasileiros da SAP já fizeram investimentos para oferecer os ERPs da multinacional na nuvem.
Para ficar em dois exemplos, a T-Systems investiu R$ 50 milhões em um data center em 2010. A Sonda fez o mesmo, gastando R$ 14 milhões, ainda no final de 2011. Ambos são centros certificados Tier 3.
Parece que a SAP decidiu começar a sua nuvem própria oferecendo produtos nos quais não será uma competidora para o seu próprio ecossistema, soluções satélites ao seu carro chefe que ainda necessitam massa crítica no mercado local.
Comprada por uma bolada de US$ 3,4 bilhões em 2012, a SucessFactors ainda engatinha no Brasil, por exemplo