OFF

SumUp dá um mês de férias extra

02/09/2021 13:22

Funcionários com mais de três anos de casa podem pedir 30 dias a mais.

Naiana Buck, líder de People da SumUp para a América Latina.

Tamanho da fonte: -A+A

A empresa de máquinas de cartão SumUp vai dar 30 dias adicionais de descanso para os seus funcionários com mais de três anos de casa.

Os dias serão adicionais às férias já previstas por lei, em uma iniciativa orientada a contribuir com a “saúde mental e com a qualidade de vida” dos “SumUppers”, como são a empresa chama os seus funcionários. 

A SumUp não chega a revelar quantos dos seus 1 mil funcionários no Brasil se enquadram no critério para entrar no chamado Break 4 Me.

“Com essa pausa adicional, queremos deixar ainda mais claro o quanto valorizamos quem trabalha com a gente nessa missão", afirma Naiana Buck, líder de People da SumUp para a América Latina.

Os 30 dias devem ser usados numa tacada só, ao longo dos próximos três anos, em adição às férias. De acordo com a companhia, a SumUp é a primeira a oferecer algo assim no país.

"O SumUpper poderá emendar as férias convencionais ao Break 4 Me e ficar até dois meses aproveitando a família ou realizando algum objetivo pessoal. Pensamos no benefício para que as pessoas o utilizem da maneira que melhor funcionar para elas", diz Naiana.

O Brasil representa quase a metade dos 2,6 mil funcionários da SumUp, que foi fundada em Londres e tem 14 escritórios pelo mundo, incluindo aí São Paulo desde 2013. O programa de folga extra é mundial.

Nascida como uma empresa de maquininhas de cartão, a SumUp foi adicionando funcionalidades como banco digital, links de pagamento, empréstimos e educação financeira . 

Em março de 2021, a fintech anunciou um aporte de 225 milhões de euros (cerca de R$ 1,3 bilhão) na operação brasileira.

DESCANSOS

A SumUp é a empresa que foi mais longe até agora no que parece ser uma tendência no RH no setor de tecnologia: compensar o desgaste causado pela nova rotina de trabalho da pandemia com folgas extra.

Em maio, a Stilingue, dona da plataforma especializada no monitoramento de redes sociais com inteligência artificial, resolveu dar uma folga remunerada para seus colaboradores durante toda a primeira semana do mês.

Com a equipe 100% remota, a Stilingue também possui o chamado Dia do Umbigo, criado para os funcionários poderem, uma vez por mês, tirar um dia de folga para descansar ou resolver assuntos pessoais.

Também em maio, a SAP realizou uma iniciativa parecida, porém de um dia: um “feriado corporativo” em nível global com a intenção de reduzir o stress dos funcionários, liberando tempo para atividades que tragam bem estar e convívio com as famílias.

Um estudo divulgado durante o Fórum Econômico Mundial apontou que um em cada três adultos apresentam quadros de depressão ou de ansiedade em decorrência da crise da Covid-19.

Veja também

DESCANSO
Stilingue dá uma semana de folga para funcionários

Após day off da SAP, a brasileira resolveu parar durante a primeira semana de maio.

EXEMPLO
Dupla aproveita bem a quarentena

Durante a pandemia, eles largaram seus empregos, começaram a programar e venceram um hackathon.

EXPERIÊNCIA
Por que me afastei do ecossistema de startups?

Um meio tão tóxico quanto o corporativo tradicional, porém com videogame e happy hour bancado pela empresa.

PAUSA
SAP dá folga global para funcionários

Multinacional vai parar no dia 27 de abril para tentar reduzir o stress.

PRODUTIVIDADE
BB aprende a lidar com excesso de informação

Empresa de treinamentos foca em ajudar empresas a trabalhar melhor com softwares.

CURTO
Keynotes do SAP Now terão 20 minutos

Formatos dos eventos digitais estão mudando para se adequar aos gostos do público.