Usuários de iPhone 4 e 4S chateados com a vida útil curta da bateria. Foto: flickr.com/photos/kaitsphotography.

Tamanho da fonte: -A+A

A chegada do iOS 6, o novo sistema operacional para os dispositíveis móveis da Apple, não tem causado as melhores experiências para os donos de iPhone 4 e 4S. Segundo o site MacObserver, usuários estão reportando que o novo sistema operacional está acabando com as baterias dos aparelhos.

Segundo alguns donos, os iPhones estão durando menos de um dia, com baterias se esgotando rapidamente. Além disso, há queixas de aquecimento do aparelho, talvez um indício de sobrecarga do sistema operacional, informa o site.

Em fóruns de discussão da Apple, já há cerca de 200 tópicos falando sobre a questão. Muitos se queixam de que a bateria está durando a metade do tempo de quando o aparelho rodava a iOS 5.1.1.

Alguns usuários informaram casos da bateria indo de 100% a 0% em menos de quatro horas. "Estou pensando em voltar para a versão 5.1.1", diz o usuário LocalBus, em uma das listas de discussão.

Algumas das sugestões para aliviar o uso da carga do telefone, como desativar serviços de GPS, mapas, Passbook, entre outros. No entanto, como reportam os usuários, a soluções não andam surtindo muito efeito.

A reclamação sobre a vida útil das baterias se soma aos recentes constrangimentos sofridos pela Apple e sua iOS 6. Antes disso, o sistema de mapas do novo sistema operacional foi o alvo.

Repleto de erros de informação e falhas no sistema de navegação, a Apple chegou a se pronunciar sobre o sistema de mapas, afirmando que o aplicativo não "estava à altura do padrão de qualidade" da empresa.

Tim Cook, CEO da companhia, sugeriu na semana passada que os usuários buscassem aplicativos de outras empresas para usar os mapas, até que o seu sistema seja corrigido.

De acordo com David Winograd, colunista do MacObserver, frente ao número de reclamações, a Apple deve em breve apresentar um patch para resolver o problema das baterias.

De qualquer forma, ele recomenda que por enquanto, o melhor é manter o carregador sempre por perto.