Carlos Naupari, CEO da Fligoo no Brasil, e Priscilla Salles, business development manager. Foto: divulgação.
A Fligoo, startup de análise de dados com sede em São Francisco, no Vale do Silício, recebeu um aporte de R$ 40 milhões em rodada série A liderada por family offices americanas e brasileiras, como 4P Investments, da família Pitanguy, e Fuse Capital, além do fundo Suquet Capital Partners, dos Estados Unidos.
O investimento será dedicado ao crescimento das operações da empresa, tendo o Brasil como um dos principais focos.
A Fligoo nasceu em 2013, logo depois de um dos fundadores usar o seu conhecimento em computação para fazer um experimento diferente: analisar o comportamento on-line da mãe da sua então namorada, com o objetivo de descobrir o presente de Natal ideal.
O perfume escolhido agradou a sogra e o episódio foi o embrião da Fligoo que, ao longo dos anos, evoluiu de um mecanismo capaz de indicar os melhores presentes a amigos e familiares para um framework proprietário de 4 mil algoritmos, desenvolvido com engenheiros do MIT.
Assim, a Fligoo usa inteligência artificial, big data e machine learning para fornecer informações preditivas sobre o comportamento do consumidor para auxiliar as empresas no incremento de vendas, redução da perda de clientes, prevenção de fraudes e otimização de processos e de análises de crédito.
A tecnologia da startup se integra aos servidores existentes do cliente de forma remota e os algoritmos da companhia usam vários métodos, incluindo florestas de decisão aleatórias, redes neurais e aprendizagem profunda — que permitem determinar qual produto é melhor para qual tipo de cliente, quando este deve ser oferecido, de que forma e por qual canal.