SUSTENTABILIDADE

Sofhar lança BI com PUC-PR

02/12/2013 10:41

Parceria lançou o P³G, ferramenta de BI para o controle de indicadores de sustentabilidade em organizações.

Paulo Mussi, vice-reitor da PUC-PR, e Wilmar Prochmann, diretor-presidente da Sofhar. Foto: Divulgação Sofhar.

Tamanho da fonte: -A+A

Na quinta-feira passada, 28, a Sofhar Gestão e Tecnologia, em parceria com a PUC-PR, lançou o P³G, ferramenta de BI para o controle de indicadores de sustentabilidade em organizações. Esse é o primeiro resultado prático da cooperação firmada em 2011. 

A solução recebe esse nome por estar baseada em três pilares: ambiental, social e econômico. Baseado nas normas diretivas existentes como ISO 9001, ISO 5001, ISO 140001, GRI e Pacto Global, o P³G auxilia tanto na implementação, quanto na manutenção de práticas sustentáveis. 

A ferramenta integra os objetivos estratégicos com informações que as empresas têm dificuldades para encontrar, pois não fazem parte dos escopos de suas ferramentas de gestão de informação.

“As empresas que se motivam a trabalhar com o conceito de sustentabilidade e adotam esse caminho para a gestão têm diversos benefícios, até mesmo com seu público”, destaca o diretor de operações da Sofhar, Roberto Clementi.

O produto é destinado para empresas públicas e privadas de qualquer setor e já foi testado na chilena Arauco, companhia florestal com nove unidades no Brasil que produzem painéis em MDF para atender aos mercados de decoração, moveleiro e construção civil, em 70 países.

A empresa-piloto teve um aumento de 164% nas vendas aglomeradas no terceiro trimestre do ano, se comparado com o mesmo período de 2012. De janeiro a setembro registrou U$$ 3.875,9 milhões, com cerca de 35 mil colaboradores.

Para a realização desse e de outros projetos, a empresa está instalada no Parque Tecnológico da universidade com uma equipe de professores, pesquisadores de mestrado e doutorado, graduandos, além de desenvolvedores da própria Sofhar. 

O trabalho conjunto teve diversas etapas: pesquisas, testes, criação do software, capacitação e identificação dos pontos de destaque na gestão de sustentabilidade

De acordo com o diretor, a companhia foi procurada pela instituição de ensino com uma proposta de P&D&I, o que mudou bastante a conduta para a criação de novos produtos. “O que antes era gerado pela demanda de uma empresa e adaptada para outras, agora surge a partir de uma necessidade de mercado e o desenvolvimento é feito pelos melhores profissionais. É mais uma área para a evolução de produtos”, conta.

A Sofhar é especializada em outsourcing, integração, fábrica de software e certificação de profissionais em TI.

Além da sede na capital paranaense, a Sofhar tem unidade em São Paulo e atende a mais de 500 clientes, incluindo nomes como AGCO, Arcellor Mittal, Eletrolux, O Boticário, Aneel, Itaipu e Sanepar.

A lista de parcerias traz Symantec, Microsft e LanDesk.

Veja também

Sofhar de olho nos EUA

A curitibana Sofhar, que este ano projeta crescer em torno de 35%, acaba de incluir na estratégia a mira no exterior: a empresa firmou uma parceria de olho no mercado norte-americano.

O acordo foi fechado com a UCLA (Universidade da Califórnia, de Los Angeles), que irá fazer um estudo de projeção de mercado para a companhia.

O trabalho, que deve ser concluído até o fim deste ano, prevê o início da oferta da empresa nos EUA em 2012.

1º DA AL
Siemens abre centro de Smart Grid no PR

A Siemens vai instalar em Curitiba seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento voltado às soluções Smart Grid na América Latina.

O empreendimento, anunciado oficialmente nesta quinta-feira, 19, vai ocupar dois prédios do Parque Tecnológico da PUC-PR e é parte do pacote de US$ 600 milhões em investimentos anunciados pela companhia para expansão da capacidade produtiva no país.

PARCERIA
Sofhar e PUC-PR: BI para sustentabilidade

Solução, que está em fase de P&D com previsão de chegar ao mercado no início de 2013, foi viabilizada com recursos de valor não divulgado do ISS Tecnológico.

BOM DE TRABALHAR
GPTW: 21 do Sul entre as melhores de TIC

 

Sul figurou com 21 companhias no ranking das 100 Melhores Empresas para se Trabalhar de TI e Telecom do País, realizado pelo Great Place to Work em parceria com o site Computerworld.

ENSINO SUPERIOR
Veja o Sul no ranking da Folha

A região Sul figura 46 vezes na listagem da Folha de S. Paulo, onde foram classificadas 191 instituições de ensino superior brasileiras.

STORAGE
Arauco: centralização e mobilidade com EMC

Solução centralizou dados, garantiu mobilidade e ampliou a performance dos sistemas da fábrica do PR.

TI MAIOR
Intel investirá R$ 300 mi em P&D no Brasil

Empresa firmou um acordo com MCTI e MEC para incentivar a pesquisa e desenvolvimento de TICs em áreas de interesse nacional.

ENSINO
Ranking Folha tem menos universidades do Sul

Das 192 instituições listadas pelo jornal, 44 delas são da região sul, uma queda em relação às 46 instituições listadas em 2012.