COMPRAS

Black Friday: e-commerce lidera pela 1ª vez

02/12/2020 13:08

De acordo com o Itaú, o volume de vendas online foi 50,4% do total.

Aqui de boas, comprando pela Internet. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

Pela primeira vez, o valor total das vendas online superou o das vendas físicas na Black Friday, o dia de promoções que se consolidou no varejo brasileiro no mês de novembro.

Foi por pouco. De acordo com dados do Itaú, as vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado até a sexta-feira, 27.

O volume aumentou 12,9% se comparado ao mesmo período de 2019.  Por outro lado, o volume de vendas nas lojas físicas caiu 27% na mesma comparação.

A explicação, como tantas coisas hoje em dia, tem que ver com uma tendência que já vinha de anos, mas foi acelerada de forma decisiva pelo coronavírus, que levou mais gente a comprar em casa, no lugar de visitar as lojas físicas.

O vírus provavelmente também é a explicação pela qual o crescimento das vendas online de restaurantes foi de 88%, o maior entre os setores pesquisados pelo Itaú.

APPS

Os aplicativos para celular foram a estrela do e-commerce no Black Friday.

Pelo menos, é o que aponta outra pesquisa, feita pela AppFlyer, uma plataforma que analisa dados e engajamento em apps.

Segundo a empresa, 70 principais apps de e-commerce no país receberam nada menos 45 milhões de instalações em novembro.

Dentre os países avaliados pela AppsFlyer neste estudo, o Brasil foi de longe o país com maior número de instalações, chegando a 50% mais instalações do que os 70 maiores apps de compras dos EUA - segundo colocado com 30 milhões de instalações.

Não só as instalações cresceram, as vendas pelos apps também foram maiores. Comparada com a Black Friday de 2019, a Black Friday 2020 teve aumento de 72% em vendas por apps no Brasil. Comparada a uma semana normal, as vendas da semana da Black Friday 2020 foram 650% maiores, e a receita por instalação obtida na Black Friday foi 330% maior que uma semana comum.

Veja também

VAREJO
Marisa moderniza e-commerce com FH

Consultoria SAP trabalhou na integração do C/4 Hana com o ERP da Linx.

CONTRATAÇÃO
Braspag tem novo head comercial

Fabio Gerber Khatcherian já atuou em empresas como Cielo, Alelo e Redecard.

GELADINHA
Site dá desconto em cerveja boa

Fundadores da Bebelier são os mesmos da Have a Nice Beer. Assinatura sai por R$ 250.

VENDAS
Grupo Herval: novo e-commerce com Oracle

Times de e-commerce da taQi e da Voulevar terão mais autonomia com o Oracle Commerce Cloud.

INVESTIMENTO
Olist recebe aporte de R$ 310 milhões

Rodada série D foi liderada pelo Softbank e deve financiar uma estratégia agressiva de aquisições.

SELFIES
Havan tem pagamento com biometria facial

Funcionalidade é parte da solução da Acesso Digital e está em uso em todo país.

CARREIRA
Buzzi, ex-SAP, está na VTEX

Executivo será VP de vendas e marketing na plataforma de e-commerce brasileira.

COMPRA
Omie faz sua primeira aquisição

Escolhida foi a Mintegra, que faz integração com marketplaces e plataformas de e-commerce.

AQUISIÇÃO
Linx compra Mercadapp

Empresa tem uma plataforma white label para supermercadistas venderem on-line.

A JATO
Mercado Livre terá frota própria de aviões

Objetivo é aumentar a capacidade de entregas para o dia seguinte à compra no Brasil.

RESPOSTA
Magalu cria nova URA com Code7

Com solução, companhia ampliou em 16,68% a assertividade do direcionamento das ligações.

PAGAMENTOS
Locaweb compra Vindi por R$ 180 milhões

Esta é a terceira e maior aquisição da companhia desde o seu IPO, em fevereiro.

CARREIRA
Dafiti tem novo CTO para América Latina

Com mais de 22 anos de experiência, André Piza teve mesmo cargo na Sotran Logística e na PayGo.

REFORÇO
Via Varejo compra i9XP

Com aquisição, varejista traz 120 desenvolvedores para agilizar a expansão de seu marketplace.