Fallgatter: metalmecânica bem gerida com SAP e BasisIT. Foto: divulgação.

A Fallgatter Metalmecânica, fabricante de produtos de corte, usinagem e outros sediada em Cachoeirinha, na Grande Porto Alegre, contratou a gaúcha BasisIT, consultoria especializada em SAP Basis/Netweaver, para implantar o SAP NW PI 7.02 - GRC versão 10.0 e otimização do ambiente de produção no ERP SAP.

Conforme o sócio diretor da consultoria, Thiago Gugliano, a empresa de Cachoeirinha, que emprega 500 colaboradores e atende a mais de cinco mil clientes no Brasil e exterior, foi o primeiro cliente da companhia porto-alegrense a ter um contrato de suporte.

“Encontramos na Fallgatter um ambiente ERP de produção com diversos servidores e iniciamos fazendo um trabalho de tunning que permitiu reduzir duas máquinas e melhorar a performance”, comenta Gugliano.

Quanto à implementação do SAP GRC, o também sócio diretor da BasisIT, Jeverson Anderle, lembra que foi executado em tempo reduzido, exigindo sincronismo nas ações.

“Os servidores liberados no processo de tunning foram utilizados na implantação, não gerando investimentos em servidores ou licenças de software adicionais”, ressalta Anderle.

Um último projeto para a Fallgatter envolveu a atualização do banco de dados do ERP, resultando na redução de 20% de espaço ocupado em disco.

De acordo com Leandro Theisen gerente de TI do grupo metalmecânico, isso possibilita a expansão do banco de dados por um ano sem a necessidade de investimento em storage.

Para este ano, a BasisIT, que foi fundada em 2011, já está com cinco novos contratos de suporte a iniciar.

Um deles inclui também serviços de outsourcing para todas as atividades de Basis.

Um cenário de crescimento que a consultoria porto-alegrense vem construindo com bases fortes. No ano passado, por exemplo, firmou contrato com a BsBIOS, empresa de Passo Fundo que produz mais de 160 milhões de litros de biodiesel por ano.

O trabalho contemplou a migração de todos os ambientes SAP da companhia passo-fundense para a plataforma Power7, usando sistema operacional AIX6, além de suporte.

A BsBIOS, que emprega mais de 180 funcionários e registrou faturamento na casa do R$ 1 bilhão em 2011, se soma à carteira de clientes da BasisIT ao lado de nomes como Intecnial, Quero-Quero e Multilab, entre outros.