TELECOMUNICAÇÃO

4G ainda não é competitivo no Brasil

03/01/2014 12:36

Em mais da metade das cidades com sinal há no máximo duas operadoras atuando. 

75 cidades são atendidas pela tecnologia 4G. Foto: flickr.com/photos/liewcf.

Tamanho da fonte: -A+A

A telefonia móvel 4G está pouco competitiva ainda no país. O serviço é fornecido comercialmente em 75 cidades, porém, em mais da metade, há no máximo duas operadoras atuando. 

São 27 municípios atendidos por apenas uma empresa e em outros 20 há duas na disputa pelos clientes. 

Em dezembro de 2012, a Claro lançou pela primeira vez a tecnologia em Recife e a partir de abril de 2013 é que a competição acirrou com o lançamento de serviços da Vivo, Tim, Oi e Claro em seis capitais, conforme informações do Valor. 

De acordo com a Anatel, até novembro 923,4 mil clientes faziam uso do 4G, menos do que os 4 milhões esperados pelo governo federal, mas dentro do previsto por analistas que avaliaram que 2013 fecharia com 1 milhão de usuários. 

O serviço foi implantado nas cidades sede da Copa das Confederações antes do prazo determinado pela reguladora. No entanto, o ritmo está mais lento nos municípios que irão abrigar os centros de treinamento na Copa do Mundo. 

Apenas nove cidades contam com a disponibilidade das quatro operadoras, segundo a consultoria Teleco: Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Salvador, Recife, Natal e Fortaleza. 

No leilão da faixa de frequência de 2,5 GHz, em julho de 2012, as operadoras tinham a meta de implantar o 4G em 81 cidades que seriam sedes e subsedes da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. 

Por outro lado, a Fifa tem dificultado o processo, visto que não definiu ainda as subsedes, apenas apontou 86 municípios com potencial. 

A Vivo mantém o maior número de cidades com a tecnologia: 73. Com isso, conta com 40,1% do total de clientes até novembro de 2013, com 293,4 mil linhas 4G. A segunda é a Claro com a presença em 60 municípios, mas sendo a terceira em número de usuários, com 20,3% do mercado e 148,2 mil celulares.

Na terceira colocação em cobertura está a Oi, em 24 municípios. Porém, é a última colocada em número de clientes, com 81 mil aparelhos e uso, uma participação de 11,1%. 

A Tim está presente em oito capitais e tem cobertura para atender 12 cidades participantes da Copa, mas nem todas estão com o serviço ativo comercialmente. Quanto aos clientes, a operadora é a vice-líder com participação de 28,5% do mercado e 208 mil linhas. 

O cronograma da Anatel prevê a expansão para todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes até maio de 2014.

Veja também

BRASIL
Apple muda 4G para lançar iPhone

Fabricante exigiu das operadoras modificações em parâmetros de suas redes 4G.

DEMOROU, MAS CHEGOU
4G da Oi chega a São Paulo e Curitiba

É a última operadora das quatro principais do país a liberar o serviço nas duas capitais.

COMPETÊNCIA FEDERAL
Lei de antenas de Porto Alegre é ilegal

TJRS julgou inconstitucional a lei municipal que dispõe sobre a instalação de equipamentos de telefonia e telecomunicações.

PARCERIA NA INFRAESTRUTURA
Telebras e TIM com fibra compartilhada

Acordo envolve 2,2 mil quilômetros de conexão via fibra no Norte, Nordeste e Sudeste.

BANDA LARGA MÓVEL
Claro tem mais cinco cidades com 4G

O sinal chega agora para os municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Lajeado e Viamão.

CONEXÃO
Oi tem 4G em Porto Alegre

Operadora chegou aos 45 do segundo tempo.