A ArcelorMittal reestruturou seu Portal de Relacionamento com o Cliente. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Deal foi a empresa escolhida para reestruturar o Portal de Relacionamento com o Cliente da ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo.

A Deal reconstruiu o portal do segmento de aços planos (placas e laminados) da fabricante de aço com a ferramenta de CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo, na sigla em inglês), da Microsoft Sharepoint. 

De acordo com a empresa, a nova solução melhorou a performance do site e reduziu o tempo gasto para acessar as informações. 

“O portal é um cartão de visitas para as empresas e ajuda na fidelização dos clientes, portanto precisava oferecer uma ótima experiência. Com ajuda da arquitetura desenhada pela Deal, conseguimos reduzir o tempo de espera de 2 minutos para 3 ou 5 segundos, dependendo do volume de informação”, detalha Fernando Almeida, gerente de sistemas de informação da ArcelorMittal Brasil.

O trabalho levou cerca de um ano para ser concluído e foi entregue à ArcelorMittal em 2016. O portal passou por testes e simulações na área comercial da empresa entre janeiro e abril.

“Inicialmente nós contávamos com um número de informação em torno de 30, 40 mil registros. No meio da execução do projeto, ampliamos a capacidade quando percebemos que a quantidade real estava em torno de 1,5 milhão, 6 vezes maior do que esperávamos”, conta Cristiano dos Santos, gerente operacional da Deal e responsável pelo projeto na ArcelorMittal.

A ArcelorMittal visa agora iniciar uma segunda fase do projeto para ampliar o leque de funcionalidades do Portal. 

Além de consultas às compras e verificação da fase do processo de entrega, a nova etapa deseja exibir todo o portfólio da fabricante no portal, permitindo que o cliente registre seu pedido e realize compras pelo próprio site. 

O novo projeto deve ser iniciado em agosto e finalizado até o final de 2017.

Com capacidade de produção superior a 11 milhões de toneladas por ano, a ArcelorMittal oferece produtos e soluções em aço nos tipos longos (laminados e trefilados) e planos (placas e laminados) para indústrias de construção civil, naval, automobilística, entre outras.

Com mais de 15 mil colaboradores no Brasil, a ArcelorMittal tem 29 unidades de produção e beneficiamento de aço no país.

Fundada em 2004, a Deal é uma provedora de serviços de TI, consultoria, integração de sistemas e inovação.