HCPA em Porto Alegre. Foto: divulgação.

A Advanced IT fez a migração do Oracle Forms e Reports do Aplicativo de Gestão Hospitalar (AGH), sistema de gestão criado pelo Hospital de Clínicas em Porto Alegre da versão 6i para 11g.

Com a migração, ERP passa a funcionar em plataforma web, substituindo a antiga arquitetura cliente-servidor. Entre as vantagens, estão a compatibilidade com Windows 7 e 8 e com o Banco de Dados Oracle 11g e 12c.

O sistema é utilizado no hospital gaúcho por 8 mil usuários, tendo ocorrências de até 1,1 mil conexões simultâneas.

O trabalho da Advanced IT consistiu na instalação da plataforma de software e atualização dos programas e relatórios do sistema do HCPA. Foram sete profissionais envolvidos em 18 meses de projeto.

O projeto foi criado e realizado em conjunto com a equipe interna do hospital, gerenciada pela Coordenadoria de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI).

A Oracle esteve envolvida na fase inicial de definição da arquitetura da estrutura de middleware, bem como na configuração do conversor automatizado. 

Além disso, a consultoria da Oracle apoiou a equipe da Advanced IT em outros momentos importantes do projeto, auxiliando no processo de finalização do projeto, realizando quality assurance (garantia de qualidade) e ajustes de performance.

O desligamento gradual e por áreas do AGH foi programado para iniciar em agosto 2013, tendo a Emergência como última etapa. 

No projeto, foram migrados aproximadamente dois mil objetos, entre telas e relatórios do sistema, que atendem aos processos assistenciais e administrativos do HCPA. 

O Oracle Forms é uma solução que gera telas para preenchimento de dados de um sistema, e o Reports, por sua vez, tem como função gerar relatórios com estas informações.

Popularmente conhecido por Clínicas, o HCPA é um dos hospitais públicos líderes em adoção de tecnologia no país. São cerca de 1 mil médicos e 845 leitos.

A área do Clínicas em Porto Alegre será sede do Centro Integrado de Tecnologia da Informação, um data center de R$ 40 milhões que será compartilhado entre o próprio hospital, o Centro Nacional de Supercomputação (Cesup) e Centro de Processamento de Dados da UFRGS (CPD-Ufrgs).

A Advanced IT provê soluções de tecnologia da informação e administração de bancos de dados. A área de Sistemas de Informação é CMMI Nível 2 e oferece serviços de projetos, consultoria, suporte e mentoring nas tecnologias Java, Oracle Forms/Reports/APEX, .NET, e Business Intelligence.