Unidade do Centro de Pelotas. Foto: Divulgação.

A Lojas Certel, rede com 70 lojas, implementou a solução de digitalização de documentos da Acesso Digital, a Safe-doc, para a área de Recursos Humanos. 

Em 2012, a rede já havia implantado o sistema no setor de crediário e agora tem o objetivo de facilitar a gestão de documentos dos colaboradores ao agilizar os processos de contratação e rescisão em todas as unidades.

"A sugestão era aproveitar a tecnologia da Acesso Digital para realizar também a gestão de documentos dos colaboradores, além da dos clientes. O modelo foi preliminarmente testado em algumas unidades da empresa. Após avaliação inicial, o fluxo foi melhorado e expandido para todas as filiais, tanto nas admissões quanto nas rescisões”, explica Alexandre Marcelo Schneider, gerente de recursos humanos da Certel.

Antes do uso da solução, para efetuar a contratação de um funcionário, documentos eram enviados para a matriz para impressão de contratos e formulários eram devolvidos à unidade de origem para assinatura do colaborador. 

“Hoje o colaborador da Certel, de qualquer cidade, digitaliza seus documentos na loja. O departamento pessoal cadastra os dados e imediatamente retorna,  também por meio digital, os contratos da empresa. O fato de fazer tudo no mesmo dia, independente da distância, foi fundamental para a empresa. Não há necessidade de reter a Carteira de Trabalho, que é preenchida na própria unidade. Ganhamos muita agilidade no processo”, acrescenta Schneider.

As lojas da rede vendem linhas de eletrodomésticos, eletroeletrônico, tecnologia e móveis. 

O grupo é formado pela Cooperativa de Distribuição de Energia Teutônia (Certel Energia) e a Cooperativa Regional de Desenvolvimento Teutônia (Certel). A primeira contempla a distribuição de energia elétrica. Já a segunda, envolve os demais negócios, compreendidos pelas Lojas Certel, CertelNet, Certel Geração, Certel Artefatos de Cimento e empresas controladas.

A Acesso Digital é uma empresa de tecnologia que está no mercado há seis anos. A empresa foi eleita a melhor empresa de pequeno e médio porte nacional para trabalhar, a segunda melhor para se trabalhar de TI e Telecom do Brasil, em 2013, e 13ª da América Latina, em 2012, de acordo com dados do instituto Great Place To Work. 

Desde 2011, a companhia faz parte do grupo de empreendedores da Endeavor no Brasil.

Atualmente, são comercializadas as soluções de digitalização de documentos Safe-doc para diversos segmentos, como: bancos, varejo, Telecom, imobiliária, concessionárias, indústrias, entre outros.

Em 2012, a Acesso Digital faturou R$ 22 milhões, alta de 93% sobre 2011. Até 2020, tem a meta de atingir R$ 1 bilhão. 

A empresa tem matriz em São Paulo e unidades em Porto Alegre, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro.