Gabe Newell, um dos cotados. Foto: divulgação.

Um site criado por internautas interessados no futuro da Microsoft permite que qualquer um vote ou sugira nomes para ocupar o cargo de CEO da empresa fundada por Bill Gates.

O Next Microsoft CEO - nome do site que simula a eleição de quem será o sucessor de Steve Ballmer - tem mais de 45 mil votos. Atualmente, a lista é liderada por Gabe Newell - ex-funcionário da empresa e co-fundador da Valve Corporative, da área de games.

Evidentemente o ocupante do cargo só pode ser escolhido pela diretoria da empresa, mas a lista já conta com dezenas de sugestões. A informação é da Exame.

Nomes como Richard Stallman (ativista da área do software livre), Larry Page (fundador do Google) e até Bill Gates (criador da Microsoft) estão entre os mais cotados.

Na décima posição está o chefe da área de computação na nuvem da Microsoft. Satya Nadella foi anunciado nos últimos dias pela Bloomberg como mais provável futuro ocupante do cargo.

Desde 2000 na função, o cargo do CEO já teve várias indicações, como Alan Mulally (chefe da Ford) e Hans Vestberg (presidente-executivo da Ericsson). Nos últimos dias, o nome de Satya Nadella vem ganhando força na disputa.

Formado em engenharia elétrica, o indiano trabalha há 20 anos na Microsoft. Entre suas qualidades, estaria conhecimento técnico e foco no corporativo. Entretanto, há quem aponte seu pouco envolvimento na área mobile da Microsoft como um defeito.