TIM lança novo plano para internet móvel. Foto: divulgação.

A TIM anunciou oficialmente o início de seu novo projeto de infraestrutura de telefonia, o Mobile Broad Band (MBB), que promete acelerar a velocidade de seus serviços de dados. Para completar, Porto Alegre é uma das 39 cidades contempladas com o MBB.

O projeto chega para cumprir o planejamento anunciado pela operadora em novembro, conforme noticiou o Baguete na época. A novidade utiliza sites conectados a fibras ópticas de alta velocidade, upgrade do acesso via rádio e implementação de novas funcionalidades no core da rede. 

Até 2016, estão previstos investimentos de cerca R$ 1 bilhão no projeto e mais 200 cidades serão beneficiadas. No caso de Porto Alegre, cerca de 60 bairros sentirão melhorias na rede, afirma a operadora. 

“Ao utilizar a rede, o usuário perceberá um acesso muito mais rápido aos conteúdos da internet, melhorando significativamente sua navegabilidade”, diz Christian Krieger, diretor da TIM no Rio Grande do Sul.

Para desenvolver essa infraestrutura, a TIM investiu em melhorias para aumentar sua capacidade transmissiva e conectou seus sites a fibras ópticas, reforçando a velocidade de suas redes 3G Dual Carrier e HSPA+.

“Devido ao MBB e à oferta comercial da TIM, que não prevê diferenciação de preço entre o acesso 3G e 4G, o nosso cliente terá uma experiência boa de internet, sem preocupar-se com o tipo de rede e o plano que está utilizando”, completa Krieger.

A TIM é a segunda maior operadora no market share nacional - atrás da Vivo - e líder do segmento pré-pago - na frente da Vivo. Atualmente, possui mais de 73,4 milhões de clientes e 27,09% de market share. 

No triênio que vai até 2016, a companhia aplicará em infraestrutura mais de 90% dos R$ 11 bilhões previstos para investimentos no Brasil.