A Extrafruti é uma das maiores atacadistas distribuidoras de frutas e verduras do Espírito Santo. Foto: Divulgação.

O Extrafruti, um dos maiores atacadistas distribuidores de frutas, legumes e verduras do Espírito Santo, implantou o sistema de gestão empresarial da Sankhya.

Segundo a empresa, o sistema utilizado anteriormente já não atendia mais as necessidades de gestão que foram surgindo devido ao crescimento do negócio. 

“A solução antiga não nos permitia fazer alterações de forma fácil e isso gerava muita dependência do fornecedor, o que travava a operação de alguns processos, dificultando o acesso a relatórios em tela e aos indicadores que a gente precisava”, afirma Leonardo Lourenço, diretor de serviços da Extrafruti. 

A empresa realizou a implantação dos módulos financeiro, comercial, produção, metas e controle orçamentário, pessoal, livros fiscais, contábil e patrimonial. 

Para Lourenço, um dos destaques do projeto foram os benefícios trazidos pelo módulo de metas e controle orçamentário. 

“Conseguimos antecipar nossas decisões, permitindo que todos os gestores da empresa acompanhem o status atualizado das metas em tempo real. Isso nos permite programar melhor nossos investimentos. No sistema anterior, só conseguíamos fazer o acompanhamento deste indicador após o fechamento do mês”, explica.

Outros setores que ganharam agilidade foram o fiscal e o contábil. 

“Com a integração dos módulos de livros fiscais e contábil apuramos os impostos de forma mais detalhada, o que contribui para entender melhor o que está gerando cada tributo e a origem dele. Isso é excelente, porque eu consigo tomar decisões com base no meu fechamento contábil, que também foi agilizado em pelo menos 10 dias”, analisa.

A Sankhya faturou R$ 65 milhões em 2014, crescimento de 30% frente ao ano anterior. Para 2015, a previsão era faturar R$ 85 milhões, outro crescimento na faixa dos 30%.

No ano passado, a empresa divulgou um plano de investimento de R$ 40 milhões em pesquisa e desenvolvimento e marketing, com a meta de atingir R$ 145 milhões em 2017. 

Fundada há 25 anos, a companhia concentrou seus negócios por um longo período na área do Triângulo Mineiro, Goiás e Distrito Federal. A partir de 2009 começou uma expansão nacional e hoje está presente em 10 estados, com 21 unidades de negócios.