A Algar Telecom acaba de implantar o atendimento cognitivo utilizando a tecnologia Watson. Foto: Divulgação.
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, acaba de implantar o atendimento cognitivo utilizando a tecnologia IBM Watson.
A empresa afirma ser a primeira operadora de telecomunicações no Brasil a utilizar este tipo de inteligência no canal digital.
Na fase inicial, o atendimento com a inteligência artificial irá responder aos clientes que entrarem em contato por meio do chat disponibilizado no portal da operadora em busca de informações sobre a tecnologia 4G.
O Watson é capaz de analisar e interpretar as perguntas feitas pelos clientes e, assim, aprimorar suas respostas na medida em que ocorrem os atendimentos por meio da ferramenta. O chat com Watson na Algar Telecom foi batizado de Ana.
Antes da adoção ao Watson, a Algar finalizou no ano passado outro projeto em parceria com a IBM. A empresa adotou o Customer Experience Management (CEM), que reúne e organiza todo o big data dos clientes de telefonia móvel e permite a criação de ferramentas para a melhoria do atendimento.
Os recursos de atendimento automatizado parecem ser os mais utilizados pelos clientes do Watson.