Marty Cooper com o primeiro telefone celular. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

Você costuma dar parabéns no aniversário de quem é importante para você, certo? Então talvez seja justo parabenizar o seu telefone celular, que completa 40 anos de existência nesta quarta-feira, 03.

No terceiro dia de abril em 1973, o engenheiro da Motorola Marty Cooper fez a primeira ligação oficial e pública via telefone celular, nos Estados Unidos.

Com o celular em mãos no centro de Manhattan, Cooper ligou para Joel Engel, chefe do departamento de pesquisa da rival Bell Labs, com uma mensagem breve.

"Joel, aqui é Marty. Estou ligando de um telefone celular, um verdadeiro telefone celular portátil", falou o engenheiro na ocasião, segundo entrevista dada ao site The Verge.

A chamada foi realizada de um Motorola DynaTAC 8000x, um aparelho de 1,3kg, um absurdo perto dos padrões atuais, com aparelhos que pesam pouco mais de 100 gramas.

Quarenta anos depois, o mercado de telefonia celular segue numa expansão acelerada, com o advento de tecnologias como conexão móvel via 3G e o recente 4G.

Segundo dados do International Telecommunication Union, atualmente existem cerca de 7 bilhões de telefones celulares em operação no mundo. No Brasil, o número de usuários chega a 260 milhões.

Mesmo assim, parece que o boom dos telefones celulares no Brasil enfraqueceu. Segundo um levantamento divulgado pela Anatel em fevereiro, o país registrou 1,78 milhão de novas linhas em dezembro.

Parece bastante, mas é pouco, levando em consideração os 6,1 milhões de habilitações registrados no mesmo período em 2011.